Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Estado brasileiro pede perdão a Paulo Freire

Por Raquel Júnia/ Fazendo Media

“Hoje, Paulo, você pode descansar em paz. Sua cidadania plena sem vazios e sem lacunas foi restituída como você queria. Tome, Paulo, o diploma é seu”. Com essas palavras, a viúva de Paulo Freire, Ana Maria Freire, emocionou os cerca de três mil presentes na sessão de julgamento do pedido de anistia política ao educador. A sessão foi nesta quinta-feira, 26/11.
A cerimônia fez parte da programação do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.
A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça declarou por unanimidade Paulo Freire como anistiado. Também concedeu à viúva uma reparação financeira de 100 mil reais pelos danos que a ditadura causou ao professor.
O relator do processo, o advogado Edson Pistori, narrou aos presentes a trajetória de Freire e a repressão que sofreu desde que a ditadura foi instaurada. Com o Ato Institucional nº 1, editado ainda no ano de 1964, o professor foi obrigado a abandonar as funções que exercia na então Universidade de Recife, hoje Universidade Federal de Pernambuco, já que foi aposentado compulsoriamente pelo regime. O trabalho de alfabetização de jovens e adultos, que Paulo Freire desenvolvia junto ao Ministério da Educação do Governo João Goulart, também foi interrompido. O educador passou 70 dias na prisão e, em seguida, foi obrigado a fugir para o exílio.
Durante 16 anos, Freire teve que viver longe de sua terra, o que, segundo Ana Maria Freire, foi uma grande dificuldade para ele. O educador só pôde voltar ao Brasil em 1980. Ana Maria considera, inclusive, que o sofrimento pelo qual passou no exílio foi um dos motivos que causaram sua morte, em 1997.



Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge