Um dos casos trata da comunicação mercadológica da empresa C&A
Modas Ltda.. A empresa, em 2007, veiculou um filme publicitário e elaborou uma página na
internet usando recursos do universo infantil e estimulando o consumo excessivo
de produtos por crianças. No mesmo ano, a C&A realizou a promoção Dia das
Crianças 3 x melhor, em que premiava quem comprasse mais de três produtos
infantis, em claro apelo consumista. A mesma estratégia de marketing foi repetida em
2009.
O outro inquérito vai investigar a publicidade da
Produtos Alimentícios Piraquê S/A. No mês de agosto, a empresa veiculou
filme publicitário associando o produto mini wafer à imagem da personagem
infantil Bob Esponja. O anúncio focava-se totalmente no personagem, sem
contemplar informações sobre o alimento. A empresa também realizou promoção
associando esta linha de produtos a um álbum de figurinhas colecionáveis,
estimulando o consumo de alimentos não saudáveis pelas crianças.
Ambos os casos estão na Promotoria de Justiça do Consumidor.