Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Deputados argentinos aprovam Lei de Radiodifusão proposta pelo Governo Kirchner

Na madrugada de quinta-feira, 17 de setembro, a Câmara dos Deputados da Argentina aprovou o texto da Lei de Radiodifusão que havia sido proposta por Cristina Kirchner. O projeto é visto pela oposição e pelas empresas de comunicação como uma tentativa de controle da imprensa por parte do governo. Já o governo e os movimentos sociais avaliam o texto como uma forma de democratizar a comunicação no país. O projeto segue agora para avaliação do Senado, onde o Governo prevê aprovação.

Essa lei é a causa do conflito recente que tomou as páginas dos principais jornais entre o Grupo Clarín e o governo da Argentina. Desde o envio da proposta, nas últimas semanas, aumentou a temperatura do confronto entre os principais conglomerados da mídia. O professor Dênis de Moraes, do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF(RJ), diz que essa situação já era previsível.
Em entrevista a Paulo Henrique Amorim, do Blog Conversa Afiada, Dênis de Moraes ressaltou que esse projeto muda radicalmente a concentração da mídia na Argentina. Como ele diz, a proposta foi elaborada de maneira democrática em assembleias populares. Entre as medidas propostas, há a proibição de um mesmo grupo empresarial concentrar atividades nos diferentes meios de comunicação – jornal, rádio, TV, revistas e internet. Também há a limitação ao número de emissoras de TV e rádio que cada grupo poderá manter.


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge