Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 

Mau jornalismo - Jornal da Band ataca governo, criminaliza MST e dá aula de desinformação

Por Lígia Coelho

Passou batido, já faz mais de uma semana, mas vale a pena registrar:

Na última quarta-feira, 19 de agosto, o Jornal da Band deu uma aula de desinformação e descompromisso com a verdade, em reportagem sobre a decisão do governo federal de aumentar o índice de produtividade rural, sob pena de desapropriar as terras que não atingirem o percentual exigido.


“O governo cedeu à pressão do MST e mudou os índices de produtividade rural para desapropriação de terras” – anunciava a manchete lida pelo âncora Boris Casoy.  “Com isso, o agricultor terá que aumentar ainda mais a sua produção para não perder a propriedade” – completava o indignado locutor, muito à vontade no papel de defensor dos ruralistas.


Os entrevistados foram escolhidos a dedo: os deputados federais Abelardo Lupion (DEM/PR) e Ronaldo Caiado (DEM/GO), ambos importantes representantes e porta-vozes da classe ruralista. Lupion acusou o governo de fazer “terrorismo” com os produtores rurais, denunciando o fato como “um crime de lesa-pátria”. Caiado foi mais além: criminalizou abertamente o Movimento dos Sem Terra, criticando o governo que, segundo ele, “não pode ser guiado por uma organização que não existe nem como pessoa física (sic) e que é reconhecida por toda a população brasileira (sic) como sendo uma Farcs (sic) brasileira”.


Não satisfeito em atribuir a “toda a população brasileira” a sua própria opinião, Caiado afirmou, categoricamente, que o Movimento dos Sem Terra é “uma organização conhecida pela invasão de prédios públicos, sequestro de pessoas e crimes”. Finalizou dizendo não acreditar que ela (a organização) tenha esse poder junto ao Presidente da República para pedir a penalização e a punição de um setor que, segundo ele, “tem sido o sustentáculo do país”.


E os setores acusados – governo, Incra e MST – foram ouvidos? Deles, nem uma palavra. A matéria foi encerrada com um editorial feroz em que a emissora não esconde o seu horror à reforma agrária, deixa claro o seu compromisso com os latifundiários e os representantes do agronegócio e demonstra o seu total descompromisso com a ética e a verdade dos fatos. Em pesquisa no site da emissora, não foi possível localizar o editorial. A matéria em questão foi localizada no Blog do Ângelo (www.angelo.blog.br), por intermédio de um site de busca da internet.

 

Em tempo: na página de jornalismo do site da emissora paulista consta a seguinte informação: “A Rede Bandeirantes produz e exibe um jornalismo corajoso, objetivo e atento aos fatos. Independente, claro e simples, o Jornal da Band é a principal expressão desse telejornalismo moderno, imparcial, abrangente e variado".


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge