Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Truculência da polícia resulta na morte de um militante do MST.

A forma como a Brigada Militar do Rio Grande do Sul reprime movimentos sociais é constantemente denunciada. O assassinato do agricultor Elton Brum da Silva, de 44 anos, na manhã de hoje (21/08) com um tiro nas costas, é reflexo desta truculência.

A forma como a Brigada Militar do Rio Grande do Sul reprime movimentos sociais é constantemente denunciada. O assassinato do agricultor Elton Brum da Silva, de 44 anos, na manhã de hoje (21/08) com um tiro nas costas, é reflexo desta truculência.

A brigada militar compareceu à fazenda Southall, no município de São Gabriel, no Rio Grande do Sul, para cumprir uma ordem judicial de reintegração de posse.

A fazenda havia sido ocupada por 500 militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) durante a Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária, realizada em parceria com a Via Campesina na última semana. Metade da área foi desapropriada para fins de reforma agrária ano passado. Além de não cumprir a função social de produzir, o proprietário do latifúndio teria cometido crimes ambientais.

Um dos coordenadores do movimento no estado, Cedenir de Oliveira, disse que segundo as primeiras informações recebidas do local a retirada estava sendo feita tranqüilamente pelos militantes. A chegada da Brigada Militar teria precipitado uma confusão que resultou na morte do trabalhador com tiro pelas costas. As famílias retornarão para o antigo acampamento n aregião. Há pessoas acampadas há mais de cinco anos. Algumas destas famílias estavam anteriormente no município de Canguçu. Lá era previsto um assentamento que teve emissão de posse indeferida para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

No último dia 12, ao menos 50 militantes ficaram feridos e 15 tiveram que ser encaminhados ao hospital em São Gabriel. Os camponeses ocupavam a prefeitura do município para exigir melhorias no atendimento de saúde e educação. Cerca de 400 crianças camponesas acampadas estão sem acesso à escola. A retirada foi feita sob os cacetetes da Brigada Militar.

Cedenir enfatiza que apesar das denúncias dos movimentos sociais contra a atuação da Brigada Militar nenhuma ação foi tomada por parte do governo de Yeda Crusius. (Lívia Duarte/Agência Pulsar)


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge