Entrevistas Sinpro Campinas investe em cultura e comunicação
O Sindicato dos Professores
de Campinas e Região abrange cerca de 10 mil trabalhadores da rede privada de
Educação Básica (ensinos fundamental e médio) e do Ensino Superior. Destes,
4.500 são sindicalizados. O sindicato investe na comunicação, e
mantém uma página na internet atualizada diariamente: http://www.sinprocampinas.org.br/.
Também envia semanalmente um boletim eletrônico para 4.200 endereços de e-mail,
e ainda são editados o Jornal do Sinpro, bimestral, e a revista
Sinpro Cultura, a cada quatro meses. A revista existe desde 1983 e foi
premiada recentemente pelo Ponto de Mídia Livre na
categoria publicação regional.
Em
entrevista ao BoletimNPC, o diretor de imprensa do Sinpro, Maurício
Ceolin, informou que dentre os temas abordados estão os referentes à conjuntura
nacional e internacional, com menor espaço; cultura local e regional; e temas
de interesse específico da categoria, como vitórias importantes contra maus
patrões, conquistas como melhores salários e condições de trabalho. “Os objetivos
são formar e informar, priorizando conteúdos que levem à reflexão tanto sobre
temas relevantes para a categoria, mas também para as questões mais gerais da
conjuntura do País”, disse.
Ele
informou ainda sobre sessões de cinema para mostrar formas de trabalhar com os
alunos com o uso de filmes de conteúdo político-ideológico. Ceolin disse ainda
que a participação dos professores na produção do jornal é tímida, normalmente
com o envio de artigos para a seção “Voz do Professor”. O boletim eletrônico dá
bastante retorno, com pedidos e informação, alteração de dados cadastrais e
elogios e críticas às ações do Sindicato.
Confira a entrevista:
O Sinpro Campinas investe na comunicação por meio dos seguintes veículos: página www.sinprocampinas.org.br,
atualizada diariamente; boletim semanal para 4.200 endereços de e-mail; um
jornal bimestral e uma revista quadrimestral. Quais os nomes destes dois
últimos?
A Revista chama Sinpro Cultura, existe desde
1983 e foi premiada recentemente pelo Ponto de mídia Livre na
categoria publicação regional. O jornal é Jornal do Sinpro, e existe desde março de 1982.
Qual é a tiragem dos impressos? Quais os temas normalmente abordados?
A tiragem do jornal é de 4.500
exemplares e da revista variável, podendo ser de 4.500 a 10.000, dependendo
do tema e público a que se destina. Os temas abordados no jornal são
distribuídos entre assuntos da conjuntura nacional e internacional, com menor
espaço, cultura local e regional, e temas de interesse específico da categoria,
como vitórias importantes contra maus patrões, conquistas como melhores
salários e condições de trabalho.
Qual a importância do investimento na mídia
sindical? Quais são os principais objetivos?
A comunicação do sinpro Campinas tem
recursos da ordem de 5% do orçamento global do Sindicato. Os objetivos são
formar e informar, priorizando conteúdos que levem à reflexão sobre temas
relevantres para a categoria, mas também para as questões mais gerais da
conjuntura do País.
Como é distribuido o jornal? E em relação aos aposentados, tem envio para casa
pelo correio?
O jornal é postado para todos os
associados, da ativa e inativos (aposentados).
Vocês utilizam algum material audiovisual para a
formação e/ou para a mobilização dos professores?
Até hoje não
utilizamos nenhum material audiovisual para mobilização. Para formação temos
organizado seções de Cinema em sala de aula para mostrar formas de trabalhar
conteúdos com os alunos usando filmes de conteúdo político ideológicos.
Como é a participação da categoria no jornal?
Participam com sugestões de pauta, retorno por e-mail, com alguma produção? E
em relação ao boletim, dão algum retorno?
A participação dos professores na
produção do jornal é bastante tímida, geralmente com o envio de artigos para a
seção "Voz do Professor". A pauta do jornal é gerada a partir da sugestão dos
diretores do Sindicato (34 que representam 29 instituições de ensino).
O boletim eletrônico é a ferramenta que
mais nos dá retorno, com pedidos e informação, alteração de dados cadastrais e
algumas vezes elogios e críticas às ações do Sindicato. Os professores utilizam bastante o campo
fale
conosco do site para enviar pedidos, fazer denúncias contra as escolas,
recebendo sempre retorno para as solicitações.
Dentre as ferramentas mais novas de comunicação,
como o orkut, youtube, blog, vocês já utilizam algumadessas como forma
de comunicação com os trabalhadores?
Não usamos nenhuma das novas
ferramentas por vocês relacionadas. Estamos ensaiando já há bastante tempo a
criação de um blog, mas não conseguimos chegar a um consenso sobre a quem
caberá alimentar os conteúdos e responder aos comentários. Há uma certa
dificuldade e resistência geral para a aplicação destes novos recursos da
comunicação.