Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
Entrevistas
Sinpro Campinas investe em cultura e comunicação



O Sindicato dos Professores de Campinas e Região abrange cerca de 10 mil trabalhadores da rede privada de Educação Básica (ensinos fundamental e médio) e do Ensino Superior. Destes, 4.500 são sindicalizados. O sindicato investe na comunicação, e mantém uma página na internet atualizada diariamente: http://www.sinprocampinas.org.br/. Também envia semanalmente um boletim eletrônico para 4.200 endereços de e-mail, e ainda são editados o Jornal do Sinpro, bimestral, e a revista Sinpro Cultura, a cada quatro meses. A revista existe desde 1983 e foi premiada recentemente pelo Ponto de Mídia Livre na categoria publicação regional.

Em entrevista ao BoletimNPC, o diretor de imprensa do Sinpro, Maurício Ceolin, informou que dentre os temas abordados estão os referentes à conjuntura nacional e internacional, com menor espaço; cultura local e regional; e temas de interesse específico da categoria, como vitórias importantes contra maus patrões, conquistas como melhores salários e condições de trabalho. “Os objetivos são formar e informar, priorizando conteúdos que levem à reflexão tanto sobre temas relevantes para a categoria, mas também para as questões mais gerais da conjuntura do País”, disse.

Ele informou ainda sobre sessões de cinema para mostrar formas de trabalhar com os alunos com o uso de filmes de conteúdo político-ideológico. Ceolin disse ainda que a participação dos professores na produção do jornal é tímida, normalmente com o envio de artigos para a seção “Voz do Professor”. O boletim eletrônico dá bastante retorno, com pedidos e informação, alteração de dados cadastrais e elogios e críticas às ações do Sindicato.

Confira a entrevista:



O Sinpro Campinas investe na comunicação por meio dos seguintes veículos: página www.sinprocampinas.org.br, atualizada diariamente; boletim semanal para 4.200 endereços de e-mail; um jornal bimestral e uma revista quadrimestral. Quais os nomes destes dois últimos?

A Revista chama Sinpro Cultura, existe desde 1983 e foi premiada recentemente pelo Ponto de mídia Livre na categoria publicação regional. O jornal é Jornal do Sinpro, e existe desde março de 1982.


Qual é a tiragem dos impressos? Quais os temas normalmente abordados?

A tiragem do jornal é de 4.500 exemplares e da revista variável, podendo ser de 4.500 a 10.000, dependendo do tema e público a que se destina. Os temas abordados no jornal são distribuídos entre assuntos da conjuntura nacional e internacional, com menor espaço, cultura local e regional, e temas de interesse específico da categoria, como vitórias importantes contra maus patrões, conquistas como melhores salários e condições de trabalho.  

 

Qual a importância do investimento na mídia sindical? Quais são os principais objetivos?

A comunicação do sinpro Campinas tem recursos da ordem de 5% do orçamento global do Sindicato. Os objetivos são formar e informar, priorizando conteúdos que levem à reflexão sobre temas relevantres para a categoria, mas também para as questões mais gerais da conjuntura do País.


Como é distribuido o jornal? E em relação aos aposentados, tem envio para casa pelo correio?

O jornal é postado para todos os associados, da ativa e inativos (aposentados).

 

Vocês utilizam algum material audiovisual para a formação e/ou para a  mobilização dos professores?

 Até hoje não utilizamos nenhum material audiovisual para mobilização. Para formação temos organizado seções de Cinema em sala de aula para mostrar formas de trabalhar conteúdos com os alunos usando filmes de conteúdo político ideológicos.

 

Como é a participação da categoria no jornal? Participam com sugestões de pauta, retorno por e-mail, com alguma produção? E em relação ao boletim, dão algum retorno?

A participação dos professores na produção do jornal é bastante tímida, geralmente com o envio de artigos para a seção "Voz do Professor". A pauta do jornal é gerada a partir da sugestão dos diretores do Sindicato (34 que representam 29 instituições de ensino).

O boletim eletrônico é a ferramenta que mais nos dá retorno, com pedidos e informação, alteração de dados cadastrais e algumas vezes elogios e críticas às ações do Sindicato. Os professores utilizam bastante o campo fale conosco do site para enviar pedidos, fazer denúncias contra as escolas, recebendo sempre retorno para as solicitações.

 

Dentre as ferramentas mais novas de comunicação, como o orkut, youtube, blog, vocês já utilizam alguma dessas como forma de comunicação com os trabalhadores?

Não usamos nenhuma das novas ferramentas por vocês relacionadas. Estamos ensaiando já há bastante tempo a criação de um blog, mas não conseguimos chegar a um consenso sobre a quem caberá alimentar os conteúdos e responder aos comentários. Há uma certa dificuldade e resistência geral para a aplicação destes novos recursos da comunicação.

 


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge