ltimas Notcias 13/05/2009 -Vítimas da ditadura recebem indenização no Paraguai
[13.05.09]
O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, concedeu na manhã do dia 13 de maio uma segunda leva de indenizações a vítimas da ditadura militar comandada por Alfredo Stroessner (1954-1989).
O primeiro grupo de familiares e vítimas da ditadura foi ressarcido no mês de março. De acordo com o ministro da Fazenda, Dionísio Borda, o governo concedeu no total cerca de R$ 14 milhões para 375 vítimas.
Lugo voltou a pedir perdão às vítimas da ditadura, em nome do Executivo, como já havia feito em agosto do ano passado logo após a posse. “Estou esperando, todavia, que os outros poderes de Estado façam o mesmo. O Parlamento e o Poder Judiciário foram cúmplices, encobridores e até algozes”, afirmou o presidente paraguaio.
Há duas semanas, voltou ao Paraguai o ex-ministro do Interior da ditadura, Sabino Augusto Montanaro, que estava foragido em Honduras. Ele foi responsável direto por ordens de tortura e desaparições forçadas durante o regime militar Está com 86 anos e permanece internado em um hospital policial de Asunción. [Fonte: Brasil de Fato]