Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
Por NPC
Entrevista com Leilton Lima, jornalista do SINTE-RN

BoletimNPC: Por que criar um blog para anunciar as atividades em greve?
Leilton Lima: Uma greve no serviço público precisa basicamente de duas adesões: a categoria e a opinião pública. O Sinte-Rn precisava de um instrumento que cumprisse essa tarefa.  Um veículo dinâmico, de fácil acesso e de baixo custo.  O blog cumpriu esse papel com louvor e ainda possibilitou uma comunicação horizontalizada com realimentação imediata. Muitas vezes, os comentários chegam um minuto após termos postado uma nota.  A categoria também contribuiu, e enviou notícias para nós. Nos surpreendemos com a resposta do blog.  Em 25 dias ultrapassamos a casa dos 10 mil acessos.


BoletimNPC: Como surgiu a idéia?
A diretoria do Sinte-RN havia nos encomendado uma página. Nós, da assessoria de comunicação, assistimos a criação de várias bem elaboradas, que acabaram se tornando um acessório a mais do sindicato.

Queríamos mostrar que a essência da comunicação via internet é a manutenção constante e a interatividade.  Aí estourou a greve e nada de página. Era a oportunidade de testar aquilo que defendíamos. Um boletim eletrônico da greve. Então, fizemos uma pesquisa na internet procurando um provedor para hospedar o blog gratuitamente. Optamos pelo UOL pela possibilidade de fazermos um layout mais atrativo, por permitir a filtragem dos comentários e por sermos assinantes.

O Sindicato não gasta um centavo com provedor ou construção do blog.  É claro que esse improviso tem suas falhas.  Reparem que a configuração do blog não permite que coloquemos a logo do Sindicato.  As fontes e os tipos às vezes mudam, a diagramação não segue um padrão e por aí vai... Mas, mesmo com todas as debilidades estruturais, trata-se de um veículo com um poder que impressiona pela velocidade e alcance.

Então, para nós está provado que, para se ter sucesso na Internet, é melhor investir em profissionais que possam manter a dinâmica da informação.  Aliás, construir a nossa página é o segundo passo da diretoria do Sindicato.  Assim que acabar a greve, começaremos o trabalho.


BoletimNPC: Como a mídia comercial/burguesa tem divulgado as greves dos professores?
A afiliada da TV Record daqui é de propriedade do líder do DEM senador José Agripino.  A TV Ponta Negra (SBT) é propriedade da prefeita Micarla de Sousa. Um dos principais jornais pertence ao grupo Alves, que domina o PMDB.  Como se pode ver não podemos exigir isenção.

A imprensa já veiculou matérias que tentam jogar os alunos e a sociedade contra a greve.  Existem colunistas que mentem e manipulam informações contra o Sindicato.

Por outro lado, temos conseguido muitos espaços na grande imprensa.  É possível até arriscar dizer que há um equilíbrio no conteúdo das matérias.  Talvez porque aqui os trabalhadores em educação formam um sindicato poderoso que tem uma história de grandes embates e que tem sua própria rede de comunicação para rebater as mentiras.


BoletimNPC: Você mencionou a aposta em diversas mídias por parte do sindicato (site, jornal, programa de TV e Orkut). Para vocês, qual a importância da mídia sindical para o movimento dos trabalhadores?
Para começar, é através da mídia sindical que se pode ter a informação que realmente impulsiona a luta.  Todo mundo sabe que quem tem informação tem poder.  Sempre foi assim, mas agora há algo novo: estamos entrando na era do trabalhador do pensamento.  Mesmo o trabalhador braçal, produz mais se lhe for dada a oportunidade de pensar.  Como a elite precisa que o trabalhador pense, e pensar é perigoso para a elite, o remédio é tentar controlar esse pensamento.  Então o alvo passou a ser as mentes dos trabalhadores.  Portanto, a disputa agora vai se travar sobretudo no campo da informação.

Nós entramos de cabeça nessa disputa.  Agora em junho, estaremos comemorando o 7° aniversário do Programa Extraclasse TV. Um programa que nasceu sob o calor da influência de um curso de comunicação sindical do NPC, aqui em Natal. Segundo o Ibope, “o programa do Sinte-RN em defesa da educação pública” atinge 40 mil telespectadores, todo domingo pela manhã. Ele é assistido por educadores, pais, alunos e até por quem não faz parte da comunidade escolar, mas quer fugir das futilidades da programação de TV do domingo pela manhã.

O resultado é que temos a comunidade escolar do nosso lado.  É comum vermos pais e alunos apoiando a greve, inclusive participando de reuniões de apoio ao movimento.


Seguem alguns depoimentos postados no blog:

             - Foi uma excelente idéia o SINTERN ter criado este blog, é uma maneira confiável de nós estarmos situado com as notícias "verdadeiras" da categoria. PARABÉNS SINTE-RN.

Francisco Barbalho Filho | barbalhofilho@yahoo.com.br

 

             - Este meio de comunicação aproxima a classe dos educadores e o sindicato. Além de apresentar à sociedade informações importantes sobre a real situação do sistema público de educação. Espero que o site se mostre como uma ferramenta real de coesão dos educadores e da comunidade.
Eric Ferreira | ericbaixo@yahoo.com.br
 

             - Realmente o blog do Sinte é um instrumento muito importante na luta por uma melhora na educação.
leo | leopitagoras@hotmail.com

 
             - O blog do Sinte-RN realmente está um sucesso. As informações são veiculadas de maneiras precisas e entendemos todo o desenrolar do movimento. Isso é muito bom e aproxima a classe dos professores, parabéns era isso que estava precisando.
Bosco santana do Seridó-RN | bosquinhojs@yahoo.com.br

 
             - Parabéns pela coragem e bravura de vcs. Acompanho todo o desfecho da greve através desse blog em tempo real. Parabéns mais uma vez e é isso aí, estamos na luta.
Socorro Silva


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge