Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
Por NPC
APEOESP produz Boletim Cultural semanal

Por Raquel Junia

O Boletim Educacional e Cultural do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP) já está no número 230. A publicação eletrônica é semanal, e traz informações sobre lançamentos de livros, pesquisas e atividades culturais. Na seção Professor/Talento o destaque é para trabalhos artísticos e/ou acadêmicos desenvolvidos pelos professores.

Confira a entrevista com Ana Maria Lopes, jornalista da APEOESP

BoletimNPC - Como foi idealizado o Boletim Educacional e Cultural?
O Boletim surgiu em 2002 para dar informações sobre atividades de caráter artístico e pedagógico, com enfoque à educação. Também foi feito para divulgar trabalhos nestes gêneros produzidos pelos professores da rede estadual de São Paulo. São talentos que, provavelmente, nunca chegarão aos jornais de grande circulação. Mas pensamos que têm um potencial e uma garra que mereceriam o destaque e a visibilidade em qualquer noticiário.

BoletimNPC - O Boletim se destina a que público? A quantas pessoas ele chega via email?
O Boletim é publicado no site da APEOESP (
www.apeoespsub.org.br) e distribuído por e-mail para mais de cinco mil escolas da rede estadual de São Paulo. Também para professores cadastrados, para as 93 subsedes da APEOESP espalhadas pelo estado e para a imprensa especializada.

BoletimNPC - Como se define a pauta do Boletim? A que assuntos ele dá maior visibilidade?
Destacamos prioritariamente cursos e espetáculos que oferecem desconto para professores de escolas públicas. Divulgamos ainda livros, trabalhos artísticos e teses destes mesmos professores, que desenvolvem estas atividades paralelamente aos seus trabalhos em sala de aula. Também anunciamos algumas atividades da própria Apeoesp, como exposições, saraus, cursos, atos públicos, passeatas e outros eventos.

BoletimNPC -
De que forma o boletim atua para tentar quebrar a política de criminalização dos professores promovida pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo?
A educação pública
em São Paulo vive um momento delicado. Há um surto de violência nas escolas e constantes denúncias de alunos que têm dificuldades em tarefas básicas, como ler e escrever. Os professores ainda sofrem com situações que afetam a auto-estima de qualquer profissional, como jornadas pesadas, salários baixos e a culpa pelos problemas nas unidades escolares.

O Boletim revela uma escola pública e um professor que a imprensa oficial ignora. São profissionais articulados, comprometidos com o aperfeiçoamento profissional e pessoal. São envolvidos em atividades multidisciplinares e, em alguns casos, com carreira acadêmica sólida, com dissertações concluídas, livros publicados e outros trabalhos em andamento.

Os
professores vêem reconhecida a importância do seu trabalho e do fazer pedagógico quando percebem que o seu trabalho virou manchete do Boletim. Ou quando recebem informações que, às vezes, não chegam às escolas, como cursos e outras atividades que oferecem desconto especial para a categoria.  

BoletimNPCVocê pode nos falar sobre outras iniciativas de comunicação do sindicato?
Temos o Jornal da Apeoesp, o Programa EducAção na TV, o site e os boletins internos específicos da agenda sindical. A Apeoesp tem ainda publicações premiadas voltadas à questão de gênero, raça e idade: Boletim do Dia Internacional das Mulheres, Boletim da Consciência Negra e Boletim dos Aposentados (Prêmio de Visibilidade das Políticas Sociais do Cress/RJ).

A Apeoesp também produz publicações em parcerias com outras entidades e edita cartazes, panfletos e outros materiais de divulgação de sua agenda sindical.





Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge