Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
Mídia
Implantação da TV Digital completa um ano em ritmo lento

08/12/2008

Por FENAJ - Federação Nacional dos Jornalistas

No dia 1º de dezembro completou-se um ano do início das transmissões em TV Digital no Brasil. Seus promotores fizeram balanços positivos dos resultados alcançados até o momento. Mas o processo de implantação é lento e alcança poucos municípios. No dia anterior ao primeiro aniversário da TV Digital, o governo anunciou um protocolo de implantação de uma rede digital para as TVs públicas.

Criticada por especialistas e movimentos sociais que se posicionavam contrários à implantação do sistema com tecnologia japonesa e defendiam maior debate sobre o tema e possibilidade de desenvolvimento tecnológico nacional, o projeto foi bancado pelo governo federal. E em 1º de dezembro de 2007, numa solenidade concorridíssima realizada em São Paulo, com a presença de boa parte dos empresários expressivos do PIB nacional, representantes do governo, das principais emissoras privado-comerciais a transmissão digital no país foi inaugurada com a formação de cadeia nacional e alguns minutos de programação exibidos para todo o povo brasileiro.

Já em 1º de dezembro de 2008, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, ao fazer um balanço, também em São Paulo, dos resultados até o momento, considerou positivo o fato da TV Digital já ter chegado às capitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais e, ainda a expectativa de sua chegada, até o final deste ano, às capitais de Santa Catarina e Bahia, além da cidade de Campinas, representando mais de 40% da população brasileira contando com o serviço. Mas criticou a falta de uma política industrial que impede a produção em grande escala de conversores que permitam o acesso mais fácil e barato da população à nova tecnologia.

O argumento foi o prelúdio de um anúncio, o de negociações com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a criação de uma linha de financiamento e de conversas com o governo para redução de impostos para a indústria. Recursos reembolsáveis do Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações) também estão sendo utilizados para incentivar o desenvolvimento de equipamentos de retransmissão da TV digital.


EBC marca presença
Mesmo sob críticas da oposição conservadora, em dezembro de 2007 o primo pobre do sistema de radiodifusão brasileiro entrou na festa. Anunciava-se a eclética composição de 15 personalidades integrantes do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação e, pouco depois, foi aprovada - evidentemente com emendas e posteriores vetos parciais - a MP 398, sacramentando a criação da (EBC).

O ainda lento processo de implantação da TV digital no Brasil teve também, nos dias que precederam seu primeiro aniversário, a assinatura de um protocolo para a implantação de uma Rede de TV Digital Pública. Coordenado pela EBC, participarão do processo da rede as televisões do Senado, Câmara, Supremo Tribunal Federal e os ministérios das Comunicações, Educação e Secretaria de Comunicação Social (Secom), através de um projeto de Parceria Público-Privada (PPP).

Também marcou a data a inauguração de uma nova sede da TV Brasil e um canal digital aberto em São Paulo. Na avaliação do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), até o final de 2008 o país terá apenas 645 mil espectadores de TV digital.

 


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge