Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
Pol�tica
América latina

Paraguai

Presidente Lugo denuncia possibilidade de golpe de Estado

Segundo noticiou o jornal Brasil de Fato, uma reunião no dia 31 agosto, organizada pelo ex-presidente Nicanor Duarte teria sido, de acordo com Fernando Lugo, o início de uma articulação para um golpe militar no país.

O presidente foi informado da provável articulação pelo general Máximo Diaz, presente na reunião. O general fez questão de comunicar o ocorrido ao Comandante das Forças Militares do país, general Bernardino Soto Estigarribia, que por sua vez comunicou ao presidente.

Lugo agradeceu a lealdade das forças armadas e disse que o seu governo não permitirá que se atente contra a liberdade do povo paraguaio. O presidente pediu ainda que a população ficasse atenta.

Nicanor Duarte negou as acusações e disse que Lugo foi enganado. O ex-presidente foi eleito senador no pleito de abril desse ano, entretanto, o Congresso Nacional ainda discute se Duarte pode assumir como senador titular, ou apenas como vitalício, já que de acordo com a constituição paraguaia, ex-presidentes podem ser senadores vitalícios.

Posse de Lugo

O ex-bispo católico Fernando Armindo Lugo Méndez tomou posse no dia 15 de agosto. Lugo homenageou no discurso de posse os povos indígenas do seu país e ressaltou a necessidade do Paraguai deixar de ser um país “exclusivista” e conhecido pela corrupção.

“A posse foi marcada pela esperança popular, após sessenta anos do mesmo partido conservador no poder. 96% dos paraguaios confiam que haverá mudanças positivas. Houve simbolismo até no tratamento aos chefes de Estado da América do Sul. Foram marcantes as ausências de Alan Garcia, do Peru, e Álvaro Uribe, da Colômbia. Foi impressionante o recado do povo paraguaio, ao aplaudir os presentes exatamente na proporção das mudanças que promovem em seus países, na seguinte ordem crescente: Tabaré Vasquez, Bachelet, Lula, Cristina Kirchner, Rafael Correa, Evo Morales e Hugo Chávez”, conta o secretário geral do Partido Comunista Brasileiro, Ivan Pinheiro, presente na cerimônia.

Na ocasião, o novo presidente anunciou que doará o seu salário U$$ 6 mil aos pobres.

 

 


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge