Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
Radiografia
FECESC - agosto de 2008

Santa Catarina se mobiliza pelo piso estadual nesta quinta”, diz o título do release enviado pela Federação dos Trabalhadores no Comércio no Estado de Santa Catarina (Fecesc) ao Núcleo Piratininga de Comunicação, no dia 6 de agosto. A Federação pretende investir em uma comunicação própria, que inclui também a formação da categoria. É sobre isso que a Fecesc fala ao BoletimNPC. 

Quais são os meios de comunicação da Fecesc?

A Fecesc passa hoje por um período de transição e investimento em comunicação que prevê a implantação e o aperfeiçoamento de projetos, ações, materiais e estratégias. A federação conta hoje com duas profissionais da área de comunicação e um projeto que busca aproximar comunicação e formação. 

Está em desenvolvimento o novo site da Fecesc, que prevê a convergência de produtos próprios de diferentes suportes como texto, imagem e áudio com a proposta de ser atualizado diariamente. Com ênfase na produção de notícias, na disponibilização de materiais on line e na integração dos sindicatos que compõem a federação, o site será o carro-chefe das atividades de comunicação previstas. Além do site e acoplado a ele será enviado um boletim eletrônico semanal para os sindicatos filiados e outros públicos próximos. 

Cotidianamente, ganhando mais espaço a partir da implantação do site, é realizado um trabalho de relação com os meios de comunicação de massa com a produção de releases, contato com jornalistas e colunistas, repassando informações e sugerindo pautas e entrevistas, envio de imagens de eventos e atividades divulgadas e produção própria de material jornalístico em áudio para subsidiar rádios pelo estado e outros sites.

A comunicação na Fecesc também tem um caráter formativo. O projeto da nova comunicação prevê iniciativa para melhorar a qualidade dos materiais de comunicação produzidos pelos sindicatos filiados e também ações que qualifiquem a leitura da mídia por parte de dirigentes e filiados. Estão previstas ações, como cursos e palestras com profissionais de comunicação para debater a imprensa e temas de interesse da categoria. E também o acompanhamento da produção jornalística dos sindicatos.

Como surgiu a idéia do manual do comerciário?

O manual foi produzido em função da necessidade da categoria de conhecimento dos seus direitos. Desde o primeiro lançamento serviu como apoio à formação, sendo usado em cursos em todo o estado. Este ano foi lançada a terceira edição do material.

Como ele é distribuído?

É distribuído aos sindicatos, que por sua vez faz o repasse aos filiados. Está disponível na versão atual do site da Fecesc e continuará tendo destaque no projeto novo.

Vocês estão agora em campanha pelo piso salarial estadual. Que meios estão utilizando para difundi-la?

Foram produzidos releases para a imprensa, entrevista jornalística em áudio para ser distribuída por e-mail para as rádios do interior, que fazem uso desse tipo de material em função da falta de profissionais. Também produção de imagens de cobertura dos eventos de mobilização pelo piso, produção de campanha publicitária com a distribuição de boletim impresso, panfleto, spot de rádio, afixação de outdoor e de banner; mobilização nas principais cidades do estado com distribuição de material e campanha corpo-a-corpo.

Qual tem sido a resposta da categoria? E da sociedade em geral?

O resultado do contato com as pessoas e a repercussão nos meios de comunicação do estado foram bastante positivas, com entrevistas ao vivo, cobertura de rádios, TVs e jornais e interesse pelo tema.

Uma característica desta campanha é a unificação dos sindicatos de diferentes categoriais em torno do tema e de sua divulgação. Muitos dos materiais citados foram produzidos de forma conjunta. Outras são iniciativas específicas. Desta forma, o tema tem chegado aos trabalhadores com força, mas ainda com necessidade de mais divulgação, porque precisa chegar ao conjunto dos trabalhadores e não a uma categoria específica. É preciso chegar mais à sociedade de forma geral, que tem recebido bem a proposta porque é bem embasada e interessa a todos, mas ainda não está informada o suficiente que lhe diz respeito.

Que desafios vocês apontam para a comunicação da Fecesc?

A comunicação terá o desafio de implantar o projeto de comunicação que construiu, dando um salto de qualidade na sua relação com os sindicatos filiados, com a sua categoria, que é diversa. Também com os meios de comunicação e com a sociedade, para se consolidar como fonte com cada vez mais credibilidade. Outro desafio, além de ver implantadas as estratégias e os produtos de comunicação que projetou, é promover de forma eficiente e duradoura a ponte entre comunicação e formação.


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge