Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
Projeto Vdeos - Lutas Urbanas/LU
Sonho Real

Sonho ou pesadelo? É o que o espectador certamente se perguntará ao assistir a este documentário, relato do despejo de 3.500 famílias da Ocupação Sonho Real, em Goiânia (GO), após um ano de assentamento, com mais de três mil casas construídas e a promessa do governador de Goiás, Marconi Perillo, de que não seriam despejados.  

O proprietário do terreno, devedor de mais de 2 milhões de IPTU, consegue ordem de reintegração de posse na justiça. A partir daí, o inferno. A brutal ação da Polícia Militar daquele estado contra 12 mil pessoas, nas noites de 13 e 14 de fevereiro de 2005 e nos dias que se seguiram, visando dar cumprimento à liminar judicial que garantiu a desocupação da área, causa revolta e indignação. O terrorismo de Estado teve fim no dia do despejo ou Operação Triunfo. Foram utilizados 2.500 policiais para desabrigar, prender 800 pessoas, matar duas e deixar vários desaparecidos. 

O documentário leva a questionamentos sobre o papel dos Poderes Judiciário e Executivo, que socorrem grandes proprietários de terra inadimplentes com o erário público, enquanto legaliza o massacre contra comunidades pobres, ignorando até a presença de mulheres, crianças e idosos. O terror da repressão policial é evidenciado não apenas pelas imagens noturnas e diurnas nas chamadas “Operação Inquietação” e “Operação Triunfo”, mas também nos choros das crianças e nos depoimentos desesperados de mães, donas de casa, lideranças comunitárias e chefes de família que viveram de perto o horror. Interessante confrontar o apoio explícito de líderes religiosos ao movimento comunitário com o papel quase conivente, omisso ou acrítico da mídia local à desumana ação de despejo.  O vídeo se encerra com o aviso de que a sua reprodução não só não é proibida, como é recomendada, porque “informação não é mercadoria”. 

Sugestão de uso

Para análise de mobilizações urbanas pelo direito à moradia. Associações de moradores, grupos comunitários, sindicatos, movimentos de sem-terra e sem-teto, pastorais, comunidades eclesiais de base e grupos de comunicação alternativa. 

Produção: Coletivo de Mídia Independente – Goiânia; 2006; 60 min.

Contato: goiania@midiaindependente.org.br e www.midiaindependente.org.br


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge