Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
Projeto Vdeos - Lutas Mundiais/LM
A Revolução não será televisionada

Documentário dirigido por profissionais irlandeses muito usado por movimentos sociais e culturais no Brasil, desde 2002. Retrata, com imagens reais, o golpe contra o governo do presidente da Venezuela, em abril de 2002. Cenas chocantes, tomadas no interior do palácio e nas ruas de Caracas, nos instantes decisivos, mostram o esmagamento da farsa golpista pela espetacular reação do povo.

As imagens do documentário escancaram a campanha de mentiras urdida pelos meios de comunicação contra o governo de Hugo Chavez, as relações da grande mídia com a elite econômica e com militares dissidentes e a articulação dos EUA na manipulação dos fatos. É destacada a manipulação dos canais de televisão comerciais, coordenando diretamente o que foi conhecido como um "golpe midiático". É mostrado, com toda evidência, a armação por estes canais sobre os responsáveis pelos assassinatos dos manifestantes em 11 de abril de 2002. Enquanto que as redes de televisão golpistas mostravam manifestantes fuzilados atribuídos a Chavez, este documentário prova, com a seqüência completa das imagens, que quem atirou na população que apoiava o presidente foram franco-atiradores a serviço do golpe.

O documentário mostra com toda clareza a força das massas exploradas que derrotam os golpistas e restituem o governo a Hugo Chavez. O povo enfrentou e passou por cima de toda a mentira, fraude, manipulação da informação, do perigo de repressão iminente e mostrou que é mais forte. Não aceitou as "notícias" da mídia golpista e invadiu as ruas de Caracas gritando "Não renunciou! Está seqüestrado!" e "Chavez amigo, o povo está contigo!". A vitória do povo fica selada com a volta do presidente seqüestrado.

Sugestão de uso: Para discussões sobre a Revolução Bolivariana da Venezuela e sua influência na América Latina. Importante para refletir sobre temas como: o papel da mídia na disputa de hegemonia, a participação popular e o papel dos militares no continente.

Direção: Círculos Bolivarianos Leonel Brizola

Produção: Power Picture associada à Agencia de Cinema da Irlanda Kim Bartley e Donnacha O’Briain; Irlanda; 2003;74 min.

Contato: aurefern@aol.com


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge