Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
Projeto Vdeos - Realidade Brasileira/RB
Tarumã

Doloroso e comovente desabafo de uma trabalhadora rural (bóia-fria) da região de Tarumã, interior de São Paulo, sobre as dificuldades da vida no campo, a exploração a que são submetidos os camponeses por parte dos latifundiários, as humilhações e as carências sofridas e o descaso do poder público para com a população rural pobre.

O depoimento foi colhido em 1975, durante filmagens sobre acidentes de trabalho nas fazendas da região. "Se não existisse o miserável do pobre do bóia-fria não existiam essas fazendas e o bóia-fria não tem dinheiro para comprar uma pedra de sal" – constata, com dor a mulher, de 32 anos, rodeada de filhos. O vídeo não chega a ser um documentário, não é uma produção acabada, mas uma oportunidade para que a entrevistada, extravasando a sua dor, denuncie as condições desumanas a que são submetidas no campo as famílias dos bóias-frias. Impossível ficar indiferente.

Indicação de uso: Para discussões de trabalhadores rurais, sem-terra, pastorais da terra, estudiosos da questão agrária brasileira.

Ficha técnica:

Direção: Mário Kuperman; 1975; 20 minutos

Produção: Futura Filmes

Contato: (11) 3061-2676 (Mário K.). 


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge