Projeto Vdeos - Movimento Sindical/MS
Bagaço da Cana
Baseado na pesquisa de José Roberto Novaes sobre a Zona Canavieira do estado da Paraíba, entre 1984 e 1986, “Bagaço da Cana” mostra as primeiras greves dos bóias-frias por melhores condições de trabalho. A greve é considerada legal pela justiça, mas os coronéis mandam a polícia atacar e prender os grevistas. Apesar de ganharem o dissídio coletivo na justiça, os patrões não cumprem os acórdãos e inventam recursos aos tribunais superiores. Os trabalhadores rurais da cana são submetidos a condições insalubres de trabalho. Têm jornadas de 12 horas, são transportados em caminhões e tratores. Se vítimas de acidente de trabalho, não têm qualquer assistência. Eles sequer têm direito a tratamento de saúde.
Esses homens contam suas experiências em “Bagaço da Cana”, que também abre espaço democrático para a defesa dos senhores de engenho. O Pro-Álcool trouxe muito desenvolvimento para a região, mas todo esse investimento não refletiu em melhores condições de vida para os canavieiros da Paraíba.
Sugestão de uso: É um bom documento histórico sobre o movimento sindical rural na Paraíba em meados dos anos 80. Serve para pesquisas de estudiosos do assunto e para aulas de História do Brasil. Direção: José Barbosa e Alberto Casa Grande; 1987; 27 min. Realização: Serviço de Educação Popular (Sedup) e Cedi/Koinonia Contato: (83) 271-1231 // sedup@rix.com.br
Núcleo
Piratininga
de Comunicação
—
Voltar —
Topo
—
Imprimir
|