Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
Projeto Vdeos - Movimento Sindical/MS
Cacau, o doce amargo

O cacau já foi a maior riqueza da Bahia. Mas em 1989, representava apenas 7% do capital produzido pelos baianos. Ao contrário, o desrespeito aos trabalhadores do campo estava em alta. “Cacau, doce amargo” conta a reação dos cacaueiros às péssimas condições de trabalho impostas pelos patrões. O filme mostra a formação do primeiro sindicato de trabalhadores rurais da região sul baiana, em 1952. Após resgatar a história do movimento sindical, o enredo entra nas lutas travadas no final dos anos 80.

À retomada do movimento sindical, com a redemocratização do país, soma-se a luta de posseiros e indígenas pelas terras. No mesmo período, há a instalação de uma representação da Central Única dos Trabalhadores na região. No seio das ações, um programa de rádio produzido pelos trabalhadores amplia a discussão por melhores salários e registro na carteira de trabalho. Todo esse processo vai chegar numa das maiores manifestações que a cidade de Itabuna já viu.

Sugestão de uso: O filme é um documento histórico sobre o movimento sindical rural no Sul da Bahia no final dos anos 1980. Serve tanto para pesquisas e militantes do movimento sindical, como para aulas de História do Brasil.  

Direção: Antonio Acioli; 1989; 19 min.

Realização: FASE - Regional Itabuna (BA) 

Contato: (73) 3613-9129  


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge