Projeto Vdeos - Lutas Mundiais/LM
O Panelaço
Ao som do tango estilizado de Astor Piazzolla, este documentário narra as jornadas de luta do povo argentino que resultaram na queda do presidente Fernando De la Rúa, em dezembro de 2001. Usando fortes imagens em cor e em preto e branco, entre flashes de manifestações, comícios, assembléias populares e choques entre militantes e policiais, a câmera de Pronzato focaliza o gesto revolucionário, as faixas e bandeiras desfraldadas, as prisões, os feridos e mortos pela repressão. No registro da luta contra o governo neoliberal que promoveu o hiperdesemprego, confiscou a poupança do povo argentino e deixou milhões na miséria, não faltam também os depoimentos de populares, personalidades e lideranças comunitárias e políticas. Entre estas, as Mães da Praça de Maio, o prêmio Nobel da Paz Adolfo Perez Esquivel e o dramaturgo brasileiro Augusto Boal, fundador do Teatro do Oprimido. O áudio marca o ritmo das manifestações e da resistência do povo, enquanto a câmera de Pronzato passeia pelas ruas e praças, focalizando panelas e caçarolas, símbolo da pressão popular que levou à renúncia do presidente argentino e da Corte Suprema.
Indicação de Uso: Por seu caráter histórico, o vídeo pode ser adotado por professores em escolas de segundo grau e universidades. Como instrumento de luta, é útil no acervo de qualquer sindicato e/ou movimento social.
Direção: Carlos Pronzato; 2002; 50 minutos Produção: Argus Vídeo e Cinema Contato: (71) 3345-1268 // pronzato@bol.com.br
Núcleo
Piratininga
de Comunicação
—
Voltar —
Topo
—
Imprimir
|