Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 

Debate marca a fundação do Barão de Itararé de SP

Com a participação de Mauro Santayana, Raimundo Pereira, Renata Mielli, Laurindo Leal Filho e Dennis de Oliveira, o debate sobre regulamentação da comunicação e o projeto de lei de iniciativa popular lançará o Barão de Itararé de São Paulo.

Publicado em 06.06.13 – Por Ana Flávia Marx, do Vermelho

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa está ampliando a sua organização. Depois de três anos do seu nascimento, hoje o Barão de Itararé está organizado no Ceará, Brasília, Rio de Janeiro e caminha para se organizar outros estados.

Um desses estados é São Paulo, onde as trincheiras da democratização da comunicação deve ser fortalecida pelo tamanho do embate travado. O maior estado do país é também o que concentra um número elevado de veículos de comunicacão, como jornais regionais e de bairros, rádios e televisões comunitárias, blogueiros e usuários de redes sociais. 

São Paulo é também a sede do monopólios e oligopólios da mídia tradicional. Aqui é o berço dos mais poderosos grupos dessa mídia tradicional que, ancorados no solo firme das oligarquias e latifúndio intervém na vida de milhares brasileiros. Com essas armas, ela manipula informações, articula ações para descontruir a democracia brasileira, persegue jornalistas e os demais profissionais da comunicação.

Mesmo com todo seu poderio, esse tipo de mídia é constantemente questionado nacional e internacionalmente, principalmente após o desenvolvimento da tecnologia, que possibilita arrostar o debate, sendo a contra-corrente da mídia hegemônica.

É o que está ocorrendo depois da realização da 1ª Conferência Nacional de Comunicação e de sua etapa estadual. Após esses espaços de diálogo e formulação de políticas públicas, a luta pela democratização da comunicação em São Paulo adquiriu novas formas, alargou o conteúdo e elevou o seu patamar de unidade, cujo símbolo reside no Fórum pela Democratização da Comunicação, na Frente Paulista pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão e na organização do Encontro dos Blogueiros de São Paulo. 

É no curso desta luta que nasce o núcleo paulista do Barão de Itararé, que já se depara com grandes desafios: fortalecer a mídia alternativa estadual e realizar conjuntamente com outras entidades uma ampla campanha em torno da lei de iniciativa popular de mídia democrática.

O Barão de Itararé de São Paulo será também uma trincheira que buscará fortalecer todas as mídias alternativas, do sistema público à blogosfera, procurará ajudar na formação dos profissionais da comunicação, ao ser um espaço de troca de informação e de formação e auxiliará na elaboração de políticas públicas de comunicação.

Mais informações

Debate: "A regulamentação da comunicação e o projeto de mídia democrática"
Data: 06 de junho - às 19 horas
Local: Sindicato dos Jornalistas de São Paulo
Rua Rego Freitas, 530 - República.


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge