Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
Pol�tica
Silêncio midiático tenta enfraquecer Fórum pela Paz na Colômbia

Publicado em 27.05.13 - Por Alexandre Haubrich, do JornalismoB

O Fórum pela Paz na Colômbia trouxe centenas de militantes de toda a América Latina a Porto Alegre no último final de semana. De sexta a domingo, quinze encontros debateram alternativas para a Colômbia que façam cessar o conflito armado entre governo e FARC e que combinem a almejada paz com justiça social e democracia, elementos que, segundo os participantes, estão há décadas ausentes daquele país, onde grupos paramilitares controlam a política e mantêm níveis absurdos de desigualdade social.

O encontro fez de Porto Alegre, por três dias, um espaço internacional de diálogo e de reflexão. Centenas estiveram aqui por inteiro, outros tantos milhares voltaram os olhos para a capital gaúcha. As negociações entre governo e FARC, transcorrendo neste momento em Havana, Cuba, receberam de Porto Alegre uma resposta de brasileiros, argentinos, uruguaios, venezuelanos, colombianos e de outros tantos ativistas de outros países: a Colômbia precisa mudar, por ela e pelo futuro da América Latina.

Tudo isso, os qualificados debates, as respostas apresentadas e as novas perguntas, a intensa chegada de latino-americanos de todos os cantos a Porto Alegre, tudo isso foi ignorado pelo setor dominante da mídia e por boa parte da mídia alternativa. Dentre veículos brasileiros, apenas Jornalismo B e Sul 21 fizeram coberturas do Fórum. No resto, um triste silêncio, às vezes interessado mesmo em silenciar, outras vezes apenas um silêncio de afastamento editorial em relação à disputa política estrutural travada hoje na América Latina, da qual a questão colombiana é um ponto fundamental.

A velha mídia oligárquica defende seus pares na Colômbia. Seu silêncio sobre o encontro, idealizado pela organização de oposição Marcha Patriótica, é sintomático da defesa do neoliberalismo como tática de enfrentamento ao progressismo que se espalhou pela América Latina. A paz de Álvaro Uribe, Juan Manoel Santos e dos paramilitares, a paz do silêncio, dos cemitérios, não é a mesma paz que desejam os movimentos sociais, paz com justiça social. A paz dos cemitérios sempre foi a preferida da mídia colonizada.

Leia abaixo a cobertura completa do Jornalismo B no Fórum pela Paz na Colômbia:









E a cobertura do Sul 21:




Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge