ltimas Notcias
Em relatório anual, Anistia Internacional critica atuação da polícia no Brasil
Publicado em 24.5.13
Nesta semana foi divulgado o Relatório anual da Anistia Internacional "O Estado dos Direitos Humanos no Mundo", que avaliou a situação dos direitos humanos em 159 países no ano de 2012.
No documento, a organização afirma que, no Brasil, "estados continuaram a adotar práticas policiais repressivas e discriminatórias para enfrentar a violência criminal armada, que matou dezenas de milhares de pessoas". O documento diz ainda que jovens negros do sexo masculino constituíam um número desproporcional dessas vítimas, sobretudo no Norte e Nordeste do país.
Conforme os dados, em 2012, foram registradas denúncias de tortura e maus-tratos no sistema carcerário e os assassinatos cometidos por policiais continuam sendo registrados como auto de resistência ou resistência seguida de morte, sendo pouco investigados. Ainda segundo a entidade, faltam 200 mil vagas no sistema carcerário brasileiro.
Dá para baixar o relatório completo, em português, em http://files.amnesty.org/air13/AmnestyInternational_AnnualReport2013_complete_br-pt.pdf
[Com informações da Ag. Brasil e O Globo]
Núcleo
Piratininga
de Comunicação
—
Voltar —
Topo
—
Imprimir
|