Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Por liberdade de expressão, CUT-SE realizará ato em solidariedade ao jornalista Cristian Góes

Publicado em 18.1.13 - por CUT-SE

Com pressão judicial contra o jornalista, desembargador Edson Ulisses quer calar as vozes dissidentes

Em defesa da liberdade de expressão, a Central Única dos Trabalhadores em Sergipe e demais movimentos sociais vão a público manifestar a sua solidariedade ao jornalista e militante dos direitos humanos à comunicação, Cristian Góes, pelos processos judiciais, criminal e cível, impetrado pelo Desembargador Edson Ulisses, tendo como argumento a publicação do texto ficcional, publicado no portal Infonet, intitulado: “Eu, o coronel em mim”.

O ato acontece na próxima quarta-feira, 23/1, às 10h, no Juizado Especial Criminal de Aracaju, av. Paulo Henrique Machado Pimentel, 170, local da audiência onde o jornalista prestará depoimento.
“O texto, escrito com uma linguagem crônica, não se refere a nomes ou datas, portanto, não há qualquer linha que se possa aferir a honra ou dignidade de qualquer pessoa. Entendemos que a ação não atinge somente o jornalista, mas todos que defendem o direito à comunicação. Por isso, estamos convocando toda a sociedade e movimentos sociais para que manifeste sua solidariedade”, explica Rubens Marque, presidente da CUT-SE.

Para o vice-presidente da CUT-SE, Roberto Silva, a judicialização em relação ao texto escrito por Cristian Góes, feita pelo desembargador Edson Ulisses, mostra claramente, o desrespeito contra um dos direitos constitucionais mais caros para aqueles que lutam pela democracia, pela construção da cidadania.

“Ferir o livre direito de se expressar é restringir o papel do cidadão, algo que segmentos da sociedade, desde o iluminismo na França até a publicação do Ato Institucional 5, vivenciado nos anos de chumbo da ditadura militar no Brasil, lutaram de forma veemente, contrários a qualquer tipo de cerceamento da livre manifestação de pensamentos, ideias e opiniões”, defende.

A liberdade de expressão é um direito garantido na Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seu 19º artigo - “todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; esse direito inclui a liberdade de ter opiniões sem sofrer interferência e de procurar, receber e divulgar informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras” – e na Constituição Federal do Brasil, no seu artigo 5º - “É livre a expressão da atividade intelectual, artísticas, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.



SERVIÇO
O quê? Ato em solidariedade ao jornalista Cristian Góes
Quando? 23/01/2012, às 10h
Onde? Juizado Especial Criminal de Aracaju, av. Paulo Henrique Machado Pimentel, 170, DIA
Mais informações: Agência Voz – 3211-5959


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge