Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
Projeto Vdeos - Realidade Brasileira/RB
Crianças no campo: Educação, Direito e Trabalho

capaSeqüência de três documentários sobre o trabalho infantil no campo.

Filme 1 - Trabalhadores Invisíveis

Crianças realizam o trabalho no corte de cana para a agroindústria pernambucana. Eles não têm tempo para estudar ou brincar. Não tem direito à diversão. Trabalham em condições subumanas até para adultos e ganham menos que eles. Tem a finalidade de tornar visíveis as condições de vida destas pessoas para o mundo.

Filme de 1993, tem 8 minutos de duração e foi produzido pelo Centro Josué de Castro.

Filme 2 - Meninos da Roça

A cidade de Campos, no norte do Rio de Janeiro, vive da agroindústria do açúcar e do álcool. Com os incentivos fiscais do Pro-álcool, nos anos 70 e 80, a concentração das terras nas mãos dos agroindustriais levou grande parte dos trabalhadores rurais para a cidade. Lá, tornaram-se favelados e para sobreviver trabalham no corte de cana de açúcar. A maioria dos 40 mil trabalhadores é arregimentada por empreiteiras ou pelos “gatos”. Este contingente é formado em grande parte pelos “Meninos da Roça”. O filme retrata a vida dessas crianças e adolescentes que precisam trabalhar para ajudar no sustento da família e tem que reinventar sua infância. Enquanto são submetidos a jornadas de trabalho cada vez mais longas e intensas, sentindo nas mãos as dores da exploração, as autoridades competentes fazem vista grossa para este crime. Sete milhões de crianças entre 6 e 12 anos estão trabalhando no Brasil.

 Filme de 1994, foi dirigido por Paulo Pestana e tem duração de 19 minutos.

Filme 3 - Sonhos de Criança

A rotina. Acordar as quatro da manhã. Trabalhar. Descansar. Depois, tudo de novo. E se forem pegos brincando durante o trabalho são dispensados. Apesar de o Estatuto da Criança e do Adolescente proibir o trabalho para menores de 14 anos, esta prática é comum no Brasil. “Sonhos de Criança” conta a história destes meninos e meninas que não tem o direito a estudar e se desenvolver. Vivem para ajudar na subsistência da família e ainda são mal remunerados. Neste filme, eles trabalham nas colheitas de Goiás. Mas poderiam trabalhar em qualquer lugar. Eles sonham em ser modelos, professores, advogados, mas, antes de tudo, querem ser trabalhadores dignos e respeitados.

Filme de 1994, tem 17 minutos de duração e foi dirigido por diversos autores, entre eles José Roberto Novaes.

Indicações de uso: Este vídeo, composto de três partes,  é um material extremamente útil para debater o tema trabalho infantil no Brasil. Mostra com extrema clareza a vida de meninos e meninas que são explorados e oprimidos por um sistema que não deixa perspectivas de vida além da miséria.

Contato: Tel.: (81) 3423-2800 // http://www.josuedecastro.org.br/


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge