Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
Projeto Vdeos - Realidade Brasileira/RB
O que eu conto do Sertão é isso...

capaA dura vida dos lavradores de algodão no sertão da Paraíba é narrada por eles mesmos neste documentário. Assolados por condições de trabalho ilegais e condições de moradia precárias, os trabalhadores meeiros tentam reivindicar, através do sindicato, melhoras na qualidade de vida. O trabalho insalubre na colheita de algodão não se traduz em resultados. Os contratos são muito desfavoráveis aos trabalhadores. Eles ficam endividados com os bancos e proprietários de terra e trabalham de forma semi-escrava. O que é ruim pode ficar pior. Agora os fazendeiros querem investir em gado e começam a destruir suas plantações, causando o êxodo rural.

Indicações de uso: Este filme serve como fonte de pesquisa sobre o trabalho no campo na década de 70. Pode ser usado por entidades e grupos sociais que trabalham a questão agrária e em aulas de história sobre o tema êxodo rural.

Direção, roteiro e argumento: Francisco Alves, João Octávio Paes de Barros, José Roberto Novaes, José Umbelino, Maria Rita Assumpção e Romero Azevedo; 1979; 35 minutos. 

Contato:

rnovaes@centroin.com.br
 


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge