Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
Projeto Vdeos - Lutas pela Terra/LT
O Arquiteto da Violência

O Brasil é o segundo país do mundo em concentração de terras. Aqui, 45% do território pertence a um porcento da população. E os sucessivos governos da etapa republicana de nossa história pouco ou nada fizeram para resolver o problema agrário. Apenas a luta organizada dos trabalhadores sem terra começa a mudar este quadro. Até o ano 2000, o MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra conseguiu assentar mais de 200 mil famílias. Mas não sem muita luta e obstáculos a serem superados. 

"O Arquiteto da Violência" é um documentário-denúncia sobre a violação constante dos direitos humanos no Paraná, estado chefiado, na época retratada, pelo arquiteto Jaime Lerner, em relação às atividades do MST. Entre 1995 e 2000, a Polícia Militar a mando do governador realizou centenas de despejos ilegais, prisões irregulares e outras ações cruéis que tiveram como resultado 322 trabalhadores feridos, cinco torturados, 31 atentados de assassinato e 16 mortos. É um filme forte que retrata sem eufemismos a realidade do trabalhador sem-terra no país e a repressão de uma sociedade que se recusa a fazer a reforma agrária.

Indicações de uso:

O filme pode ser usado em debates e aulas sobre a questão agrária e de violação dos direitos humanos. É interessante para aulas de história, geografia, ciências sociais e comunicação social. Também é importante fonte de informações para grupos dos movimentos sociais que trabalhem os temas relacionados ao filme. 

Realização: MST e CPT; 18 minutos, 2000.  

Contato: pedidos1@mst.org.br  // www.mst.org.br/interar/Produtos/produtos.html

 


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge