Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
Projeto Vdeos - Lutas pela Terra/LT
Pés na Estrada

capaDocumentário sobre a violência promovida pelo governo do Paraná – gestão Jaime Lerner – contra o MST. O filme apresenta imagens da desocupação violenta da fazenda Santa Gertrudes, em maio de 1998. A seguir, mostra o ato promovido pelo Movimento em abril de 1999, em Curitiba, contra a violência e a morte do agricultor Eduardo Anhioni. Conta a história do acampamento organizado no Centro Cívico da capital, que durou 172 dias e promoveu uma ampla integração dos trabalhadores rurais e urbanos. Foram feitas plantações, produziu-se pão, queijo e eram dadas aulas sobre a terra e sobre direitos. Em dezembro de 1999 a polícia isolou o local, seqüestrou trabalhadores, impediu a ação de advogados e destruiu o acampamento e todos os bens do acampados.As imagens são emocionantes.

Indicações de uso: “Pés na Estrada” é indicado para aulas ou debates políticos que tenham como tema a questão agrária no Brasil ou os Direitos Humanos.

Direção: Anderson Leandro; 2000; 15 minutos

Realização: Quem TV Produções Audiovisuais

Contato: (41) 3324-0099 / 3322-8487, r. 28/29

 

 

 

 

 

quemtv@cefuria.org.br // www.cefuria.org.br

Por fim, "Pés na Estrada" mostra-nos a tentativa do MST de participar do ato de 1º de maio de 2000, em Curitiba, abortada pela polícia do mesmo governador. Dezenas de ônibus foram parados na estrada e os trabalhadores violentamente atacados, deixando dezenas de feridos. Nessa ocasião, o dirigente do MST Antonio Tavares foi assassinado com um tiro.

"Pés na Estrada"

termina apresentando alguns dados sobre a repressão durante o governo de Jaime Lerner contra o MST: 118 despejos; 322 lesões corporais; 464 prisões; 7 torturados; 45 ameaçados de morte; 31 tentativas de assassinato e 15 assassinatos.


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge