Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Jornalistas decretam estado de greve em Pernambuco

 Publicado em 26.10.12 – Por Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco

Título original: Jornalistas decretam estado de greve em expressiva assembleia

Reunidos numa expressiva Assembléia Geral Ordinária (AGO) nesta quarta-feira (24) que lotou o auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Pernambuco (Sindgraf-PE), jornalistas de jornais e emissoras de rádio e TV deflagraram Estado de Greve. Exatos 83,3% dos presentes votaram pela decretação e pela adoção de mecanismos de pressão mais contundentes e públicos para pressionar as empresas a negociarem. “Aceitar a postura das empresas sem reagir é abrir mão do respeito próprio. É preciso se fazer respeitar a categoria”, disse a presidenta do Sinjope, filiado à CUT-PE, Cláudia Elloi.

O resultado só não foi excelente porque enquanto 100 de 120 profissionais aprovaram o indicativo da Diretoria do Sinjope, houve uma abstenção (0,84%) e 19 (15,83%) votos contrários. No entanto, para a presidenta Cláudia Eloi o importante foi a quantidade de profissionais presentes e o resultado expressivo que respalda o posicionamento da Diretoria. “Esses números eu não esqueço”, destacou. Diretores também avaliaram ter ficado evidente a pressão patronal na medida em que transportaram profissionais, mas nem assim se conseguiu desmobilizar a categoria.

Números Positivos - Outros números que não devem ser esquecidos foram citados na AGO para confrontar o falacioso discurso das empresas de que estariam vivendo uma “crise”, inclusive com fechamento de jornais do sistema Associados, e de que essa seria a perspectiva pelos próximos dois anos. Diretor da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Osnaldo Moraes destacou que os jornais dos Associados na Paraíba (Diário da Borborema e O Norte) e no Rio Grande do Norte (Diario de Natal/O Poti) fecharam por questões de gestão. Além disso, duas referências das empresas para autopromoção, o jornal Meio&Mensagem e o Ibope registraram crescimento de faturamento no primeiro semestre na casa dos 10%. Afora esses indicativos, as empresas de comunicação já amealharam os lucros das eleições.

Como se não bastasse tudo isso, o Dieese informa que a maioria das categorias conseguiu ganho real nas negociações, com reajustes que variam de 8 a 10%. Algo que já havia sido destacado pelo mediador das negociações na Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região (PRT6), procurador Fábio Farias. Considerando, ainda, o crescimento excepcional do Estado, não tem como as empresas de comunicação alegarem que apenas elas não têm competência para capitalizar ganhos nos cenários estadual, regional e nacional. Tudo referenda um grande “não” à proposta de fechar a Campanha Salarial 2012 com o mero repasse do menor índice de apuração da inflação, os 5,4% do INPC.

Salário 10, abuso zero! - Na última rodada de negociação a Diretoria do Sinjope propôs um pacote básico que inclui Piso Salarial de R$ 1.650,00 para a jornada normal de cinnco horas/dia (já celebrado com a Companhia Editora de Pernambuco-Cepe); reajuste salarial de 10%; auxílio-refeição para dias ou empresas em que não houver oferta de refeições; respeito ao limite legal da jornada de Jornalista, de sete horas/dia; e ainda considerou a possibilidade de manter a compensação de jornada (“banco de horas”), condicionada à não diluição das jornadas de sábado nos demais dias da semana, algo que já ocorre nas emnpresas do sistema AssociadosPE.

Com a decisão da AGO desta quarta-feira, Jornalistas se equiparam em situação aos gráficos, que já deflagraram estado de greve e iniciaram movimentações para paralisar empresas escolhidas estrategicamente. Com essa ação, avançam na celebração de Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) com reajustes acima de 8%. Mais um fato que coloca por terra os discursos das empresas.

Denúncia Pública - Gráficos e Jornalistas estão unidos na Intercom – Intersindical da Comunicação, que também agrega publicitários e radialistas. Como a postura intransigente é a mesma para todos, segundo afirmaram os mesmos representantes patronais, a perspectiva é de união maior para enfrentar os abusos. Diretores do Sinjope retornam à mesa de negociações da PRT6 na próxima segunda-feira, 29/10, às 11 horas. Encerrada a AGO, foram iniciados os preparativos para as ações programadas para denúncia pública das empresas caso não haja um posicionamento digno para celebração de acordo.


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge