Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Carlos Nelson Coutinho, PRESENTE! Nossa homenagem a esse grande intelectual marxista

Publicado em 21.9.12




Nesta quinta-feira, 20 de setembro, lamentamos a perda do professor e intelectual marxista Carlos Nelson Coutinho. Ele foi um grande estudioso da obra de Antonio Gramsci e responsável pela divulgação do pensamento do húngaro Gyorgy Lukács no Brasil.
Carlito, como era chamado pelos amigos, descobriu a doença em fevereiro deste ano, quando  comentou por e-mail à equipe da Editora Boitempo: “Ainda estou perplexo – mas disposto a brigar. Também sobre isso, tenho tentado me valer do mote de Gramsci: pessimismo da inteligência, otimismo da vontade. Torçam por mim”. Lutador até o fim, ganhou o título de professor emérito da UFRJ em junho deste ano.

Em um texto de homenagem a Carlos Nelson, alunos da Escola de Serviço Social da UFRJ lembraram como ele foi extremamente íntegro e coerente com a luta. "
Com imensa generosidade, somente igualável a sua erudição, Carlito contribuiu para forjar novas gerações de lutadores e lutadoras comprometidos com a transformação social da realidade, solidamente formados naquilo que de melhor a tradição marxista produziu", diz a nota.

Alguns de seus livros são De Rousseau a Gramsci: ensaios de Teoria Política (Boitempo); Cultura e sociedade no Brasil"; O Leitor de Gramsci (Civ. Brasileira); O Manifesto Comunista 150 anos depois; Ler Gramsci e entender a realidade; Gramsci e América Latina, além do estudo clássico "Democracia como valor universal".

Carlos Nelson nos deixa, mas seus ensinamentos ficam para sempre. Como diz o coordenador do NPC Vito Giannotti, lembrando Mao Tsé Tung: "Morrer pelos interesses do povo tem mais peso do que o Monte Tai. Mas, esforçar-se a serviço dos fascistas e morrer pelos exploradores e opressores do povo pesa menos do que uma pena". A morte de Carlos Nelson vale um Monte Tai.


Carlos Nelson Coutinho, PRESENTE!


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge