ltimas Notcias
Governo destina 70% da verba publicitária para mídia hegemônica
Publicado em 14.9.12 - com informações do Correio do Brasil
Dados divulgados pela Presidência da República nesta quinta-feira, 13/9,
mostram que apenas 10 empresas de comunicação concentram mais de 70% da
verba federal para publicidade. Ou seja: do total de R$ 161 milhões pagos aos meios de comunicação,
durante o governo Dilma, R$ 112,7 milhões couberam a apenas 10
empresas, enquanto as demais 2.990 dividiram os R$ 48,3 milhões
restantes.
A Globo Comunicação e Participações S.A., responsável pela TV Globo
e sites ligados à emissora, abocanhou quase um terço da verba aplicada
pela Presidência da Repúlica entre janeiro de 2011 e julho deste ano: R$
52 milhões. A segunda colocada é a Record, com R$ 24 milhões. A Empresa Folha da Manhã S.A., que edita a Folha de S.Paulo, recebeu R$ 661 mil. A Infoglobo, que edita o jornal O Globo, R$ 927 mil. Outro diário conservador paulistano, O Estado de S. Paulo, arrecadou R$ 994 mil. O portal UOL, controlado pelo Grupo Folha, recebeu outros R$ 893 mil.
Enquanto permanece o jogo agradável entre o governo federal e as 10
maiores empresas de comunicação do país, que concentram o poder de fogo
da mídia conservadora, para os veículos independentes de comunicação o tratamento é o oposto.
Núcleo
Piratininga
de Comunicação
—
Voltar —
Topo
—
Imprimir
|