Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 

Ex-Ministro de Salvador Allende lança o livro Do Fogo à Luz - Encontro com a Tortura

Publicado em 30.8.12 - por Senge Rio



Será lançado dia 26 de setembro, quarta-feira, na sede da OAB-RJ, e distribuído gratuitamente, o livro Do Fogo à Luz, de autoria do Engenheiro Agrônomo Pedro Hidalgo. Ele é ex-ministro da Agricultura e responsável pela Reforma Agrária no governo Salvador Allende e também ex-preso político na ditadura chilena de Pinochet. Editado pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (SENGE-RJ), com prefácio de Plínio de Arruda Sampaio, o texto inédito relata as memórias de Hidalgo como preso político em Santiago sob o domínio do ditador que liderou, durante 17 anos, um governo sangrento que deixou milhares de vítimas de prisão, tortura, morte e desaparecimento.

Pedro Hidalgo traz, em um texto contundente, um registro denso de graves violações de direitos humanos durante regime do general Augusto Pinochet e a luta de sua família para resgatá-lo das mãos da repressão política. O relato é de grande contribuição para o momento que vivemos no Brasil e é um estímulo para a consolidação da Comissão da Verdade, que se propõe a lançar luzes sobre nosso passado.

O conteúdo do livro deve ser motivo de reflexão e de exame para o resgate do conturbado processo que vive a América Latina na luta pela democratização do continente. Não podemos mudar o passado, mas o conhecimento histórico da América, como um todo e em suas particularidades durante este período sangrento, nos permitirá fazer escolhas futuras que assegurem as conquistas de estados soberanos e a negação de toda e qualquer forma de relação totalitária de convivência.

O lugar escolhido pelo SENGE-RJ para lançar “Do Fogo à Luz” não foi aleatório. A Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ) se destaca por suas contribuições históricas em defesa da democracia, por sua incansável vigília pela liberdade de expressão e pela defensa dos direitos humanos. A OAB-RJ esteve ao lado do povo brasileiro na luta pelo fim da ditadura militar e pela anistia; criou e colocou no ar a campanha pela Memória e pela Verdade; criou a sua própria Comissão da Verdade, para ajudar a Nacional, procurando investigar os crimes de tortura, desaparecimento e prisões ilegais com apoio do Judiciário; deflagrou a campanha pelo tombamento dos principais locais usados no Rio de Janeiro para a tortura de presos na ditadura pós 1964, com sua posterior transformação em centros de cultura, debates e resgate da memória histórica.


Lançamento:

Dia: 26 de setembro de 2012, quarta-feira.
Horário: 19h às 22h.
Local: Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB– RJ)
Av. Marechal Câmara, 150 - 4º andar – Plenária José Lins e Silva


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge