Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Indígenas protestam em Brasília e Mato Grosso contra Portaria 303 e Hidrelétrica de Belo Monte

Publicado em 28.8.12 - por CIMI

Foto: Valter Campanato / ABr


Indígenas de Goiás, Tocantins e Mato Grosso do Sul protestaram no início da semana contra a Portaria 303 e a construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte. As ações aconteceram na sede da Advocacia Geral da União (AGU) e no Supremo Tribunal Fe
deral (STF), em Brasília (DF). Já em Mato Grosso, cerca de 400 indígenas mantêm bloqueio em duas rodovias federais.


Os indígenas exigem que a AGU anule a Portaria 303, que entra em vigor no próximo dia 16 de setembro. Ela determina, entre outras medidas, que as terras indígenas podem ser ocupadas por empreendimentos hidrelétricos e minerais de cunho estratégico sem consulta aos povos. Dessa forma, a AGU desconstrói o direito constitucional indígena de usufruto exclusivo da terra de ocupação tradicional e de consulta prévia e informada.

Os manifestantes também pediram ao ministro Carlos Ayres Britto, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), que mantivesse a decisão unânime dos desembargadores da 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) em suspender a licença de instalação da usina hidrelétrica Belo Monte, no Pará. Para os desembargadores do TRF-1, a licença de instalação não atende a determinação da consulta prévia e informada às comunidades impactadas direta ou indiretamente pela usina - conforme manda a Constituição Federal e a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge