ltimas Notcias
Ato cobra responsabilidade por violações cometidas à pescadores nas obras do COMPERJ e pela TKCSA
Publicado em 31.7.12
Pescadores artesanais farão um protesto amanhã, dia 1º de Agosto, às 13h30, em frente a Petrobras e ao BNDES, no Centro do Rio. Os pescadores exigem a imediata paralisação das obras do COMPERJ e a reparação dos danos socioambientais causados pela TKCSA, na Baía de Sepetiba. Segundo os pescadores, ambos os empreendimentos são responsáveis pela extinção da pesca artesanal nas baias do Rio de Janeiro e contribuem para a criminalização dos pescadores. O ato político também lembrará um mês dos assassinatos dos pescadores Almir Nogueira de Amorim e João Luiz Telles Penetra (Pituca), membros da Associação Homens e Mulheres do Mar (AHOMAR), na Baía de Guanabara.
A Petrobras e o BNDES são responsáveis por essa situação. O Comperj pertence à Petrobras, o BNDES e ao Grupo Ultra e é financiado pelo BNDES. A TKCSA pertence à Thyssen Krupp e a Vale, e também tem financiamento do BNDES.
Antes do ato, às 10h, será realizada na Câmara Municipal do Rio de Janeiro uma audiência pública sobre a situação da pesca na cidade. A audiência contará com as presenças do Ministro da Pesca, Marcelo Crivella, do presidente da Associação Homens e Mulheres do Mar, Alexandre Anderson, do analista ambiental do Instituto Chico Mendes – ICMBio e da chefia da Área de Proteção Ambiental –APA de Guapimirim, Breno Herrera, de Margarida Pressburger, da Comissão de Direitos Humanos da AOB, entre outros.
Serviço:
10h – Audiência Pública sobre a Situação da Pesca no Rio de Janeiro – Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Praça da Floriano Peixoto s/n – Cinelândia.
13h – Concentração do ato – Praça da Cinelândia.
13h30 – Caminhada até a sede da Petrobrás/BNDES – Av. Chile.
Núcleo
Piratininga
de Comunicação
—
Voltar —
Topo
—
Imprimir
|