ltimas Notcias
Carta do MST em homenagem ao professor Aloisio Teixeira
Publicado em 24.7.12
Foto: Divulgação Adufrj
Professores, estudantes e militantes sociais do Rio de Janeiro estão em luto devido à morte do professor Aloisio Teixeira, anunciada na segunda-feira, 22 de julho. Aloisio Teixeira foi reitor da UFRJ entre 2003 e 2011. Confira abaixo a carta do MST de homenagem a Teixeira, que defendeu uma universidade pública, laica, democrática e popular.
***
O BRASIL PERDE ALOISIO TEIXEIRA !
Hoje é um dia de luto e pesar para a educação brasileira e para todo povo. Perdemos um de nossos mais importantes pensadores e intelectuais comprometidos com a causa do Povo.
Desempenhou ao longo da sua vida o compromisso coerente e inegociável com um projeto popular para o Brasil. Desempenhou as muitas responsabilidades educacionais na vida pública, e institutições de ensino, sendo recentemente Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O MST, como movimento social, perde um amigo e companheiro, que sempre apoiou a causa da reforma agrária, e a vinculou com a necessária democratização da educação. Nos abriu as portas da universidade para que nossa base, nossos militantes, pobres, pudessem ter acesso ao ensino superior. Sempre defendeu uma universidade pública, laica, democrática e popular.
Deixará saudades, porém seu legado de vida será um belo exemplo a todos que acreditam, como ele, de que somente o conhecimento, a educação, libertam verdadeiramente as pessoas.
São Paulo, 23 de julho de 2012
João Pedro Stédile Secretaria nacional do MST
Núcleo
Piratininga
de Comunicação
—
Voltar —
Topo
—
Imprimir
|