Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Grupo Teatro do Oprimido da Garoa exibe, no Rio, peça sobre violência estatal

Publicado em 17.7.12

torquemada

No Rio, o Grupo Teatro do Oprimido da Garoa e o Mudança de Cena apresentam, nos dias 19, 20 e 21 de julho, às 20h, a peça Torquemada – 17 Balas, uma releitura do texto “Torquemada” de Augusto Boal. O texto refere-se à repressão policial, à violência do Estado, à impunidade e ao autoritarismo que se faz presente ainda hoje, fruto da história da sociedade brasileira e recorrente na história da humanidade.

No espetáculo, após pronunciamento de Tomás de Torquemada, inquisidor espanhol da idade média, o público acompanha o relato descrito por Boal sobre a tortura que sofreu no período do regime militar e a leitura de parte de seu processo criminal de 1971. A peça segue para a atualidade e um jovem toma o lugar do “subversivo” da época, vítima da violência atual nas periferias. As falas dos torturadores do passado estão presentes naqueles que violam os direitos humanos nos dias de hoje, trazendo à memória os “anos de chumbo” e sua influência na atualidade. 

A ideia é ser um espetáculo interativo, que conte com a interação e a participação do público presente. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos 1 hora antes do início (ou seja, às 19h). A exibição ocorre no Centro de Teatro do Oprimido (Av. Mem de Sá, 31, Lapa). No domingo, dia 22/7, haverá oficinas de Teatro do Oprimido das 13h às 18h. Mais informações em www.torquemada.art.br 
  


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge