Menu NPC
|
ltimas Notcias
Grupo Teatro do Oprimido da Garoa exibe, no Rio, peça sobre violência estatal
Publicado em 17.7.12
No Rio, o Grupo Teatro do Oprimido da Garoa e o Mudança de Cena apresentam, nos dias 19, 20 e 21 de julho, às 20h, a peça Torquemada – 17 Balas, uma releitura do texto “Torquemada” de Augusto Boal. O texto refere-se à repressão policial, à violência do Estado, à impunidade e ao autoritarismo que se faz presente ainda hoje, fruto da história da sociedade brasileira e recorrente na história da humanidade.
No espetáculo, após pronunciamento de Tomás de Torquemada, inquisidor espanhol da idade média, o público acompanha o relato descrito por Boal sobre a tortura que sofreu no período do regime militar e a leitura de parte de seu processo criminal de 1971. A peça segue para a atualidade e um jovem toma o lugar do “subversivo” da época, vítima da violência atual nas periferias. As falas dos torturadores do passado estão presentes naqueles que violam os direitos humanos nos dias de hoje, trazendo à memória os “anos de chumbo” e sua influência na atualidade.
A ideia é ser um espetáculo interativo, que conte com a interação e a participação do público presente. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos 1 hora antes do início (ou seja, às 19h). A exibição ocorre no Centro de Teatro do Oprimido (Av. Mem de Sá, 31, Lapa). No domingo, dia 22/7, haverá oficinas de Teatro do Oprimido das 13h às 18h. Mais informações em www.torquemada.art.br
Núcleo
Piratininga
de Comunicação
—
Voltar —
Topo
—
Imprimir
|
|