Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Participantes da Cúpula dos Povos apóiam luta da Vila Autódromo para não ser removida

Publicado em 21.06.12



Na manhã chuvosa de quarta-feira, 20 de junho, os participantes da Cúpula dos Povos estiveram na Vila Autódromo em uma manifestação contra a remoção da comunidade por causa da realização dos meageventos que serão realizadas no Rio. A Via Campesina, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) e diversos outros movimentos sociais, além de militantes do mundo inteiro, estiveram presentes na favela para apoiar a luta da Vila Autódromo, afirmando serem contrários à atual política de remoção da Prefeitura do Rio, que não respeita os direitos e a vontade dos moradores da cidade, principalmente os da periferia.

"A quem interessa a remoção da Vila Autódromo? Certamente não é às famílias aqui presentes. Tudo isso está acontecendo pelos interesses especulativos e imobiliários, que sempre quiseram nos retirar daqui. Mas vamos resistir", disse o presidente da Associação de Moradores, Altair Guimarães, durante a passeata, que reuniu cerca de 2000 pessoas no local. O que agrava a situação da comunidade é o fato de estar presente em uma área nobre do Rio de Janeiro: a Barra da Tijuca, zona oeste da cidade.

Bandeiras de várias cores e organizações tomaram a Vila Autódromo. Os manifestantes se deslocaram da favela em direção ao Riocentro, onde estão ocorrendo as atividades da Rio +20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Estava marcada para a manhã desta quarta-feira a reunião de chefes de Estado de todo o mundo. O objetivo do ato foi
tentar das visibilidade à luta da comunidade, fazendo ecoar internacionalmente o seu apelo de ficar, já que os governantes locais se mantêm surdos a essa reinvidicação. No caminho, foram impedidos de avançar por uma barreira da Polícia Militar e do Exército.


Plano Popular da Vila Autódromo
A comunidade Vila Autódromo está sendo ameaçada de remoção para a realização dos Jogos Olímpicos, e não por motivos técnicos ou ambientais. "As cerca de 800 famílias que vivem na comunidade terão que se retirar por causa de um evento internacional. Para mostrar que é possível os moradores continuarem no local, estamos elaborando um projeto alternativo, intitulado Plano Popular da Vila Autódromo", explica Regina Bienenstein, coordenadora do Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos (Nephu) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e uma das elaboradoras do plano. Também está envolvido o Núcleo Experimental de Planejamento Conflitual (IPPUR/UFRJ), além dos moradores do local.

Ao invés da retirada das famílias, o plano propõe a urbanização como saída democrática. Está dividido nos seguintes eixos:
habitacional; educação; saneamento e meio ambiente; economia local; transporte e desenvolvimento cultural. Para a efetivação do plano, os poucos moradores que moram na faixa de 15 metros da Lagoa de Jacarepaguá propuseram a mudança de suas casas para outra região próxima, dentro da própria comunidade.


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge