Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Mostra em SP exibe documentários políticos da história da América Latina

Publicado em 1.06.12 - Por Opera Mundi

A largada foi dada nesta quinta-feira, com a abertura de uma mostra de documentários políticos latino-americanos





 Os processos formais ligados à restauração da memória e ao direito à justiça, nos países latino-americanos que viveram décadas de ditadura, demoraram bastante a se estabelecer. É o caso do Brasil, que só em 2012, longos anos após a queda do poder ditatorial, vê estampadas com maior frequência na imprensa nacional manchetes sobre as chamadas Comissões da Verdade. Com o objetivo de associar a cultura à busca por esclarecimento desse período sombrio da nossa história, foi idealizada uma mostra de documentários políticos latino-americanos que ocupará as salas da Cinemateca Brasileira e do Cinesesc, em São Paulo, a partir de junho.
Seu objetivo é fazer um repasso, de 1950 aos dias atuais, pelo cenário sócio-político latino, com foco em obras que tratam das lutas de resistência às ditaduras militares, governos totalitários e outras formas de opressão do poder contra o povo, grupos étnicos ou minorias.

Quem está por trás do projeto é o Instituto Vladimir Herzog, que contou com o apoio do Ministério da Cultura para realizá-lo no ano em que Vlado completaria 75 anos de idade. 
O jornalista, que dá nome ao Instituto,  foi torturado e assassinado em 1975 pela ditadura em São Paulo. São 49 títulos, entre curtas, médias e longas-metragens documentais, vindos de 13 países latino-americanos. A programação é gratuita e terá início no dia 19.06. Está dividida em quatro seções temáticas: No calor da hora, com destaque para o curta “Revolución”, de Jorge Sanjinés, importante referência do cinema boliviano; Transformação da memória, na qual figura o longa mais recente de Patricio Guzmán, grande documentarista chileno; Reinvenção da herança, com títulos de jovens realizadores que passam adiante as histórias ouvidas; e, finalmente, Direito à verdade e à justiça, em que os realizadores criam uma arqueologia do passado recente, como ao construir uma ponte por justiça dos familiares de desaparecidos políticos e das mães de jovens executados nos dias de hoje pela polícia que atua nas favelas do Rio de Janeiro.

Esquentando a mostra de documentários, a organização do evento anuncia uma Exposição de Cartazes sobre a Anistia, que reunirá 60 trabalhos na Cinemateca a partir desta quinta-feira, 31.05, até 08.07. A programação completa pode ser conferida em
http://vladimirherzog.org/mostra-site/index.php

Serviço:
“Memória e transformação: o documentário político na América Latina ontem e hoje”
Exposição de cartazes: 31.05 a 08.07 (Cinemateca Brasileira).
Mostra de documentários: 19.06 a 08.7 (Cinemateca Brasileira e Cinesesc).
Entrada gratuita.


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge