Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Para ONU, Brasil deve garantir Copa e Olimpíadas sem remoções

Publicado em 29.05.12 - Por Pulsar Brasil

O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) recomendou que o Brasil deve evitar desocupações forçadas e desrespeitos aos direitos humanos durante preparação do país para a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Esta e outras recomendações foram pronunciadas na sexta-feira (25) durante Exame Periódico Universal (EPU) do Brasil. A avaliação conta com a participação de todos os membros da organização.

Durante a avaliação, o representante do Canadá ressaltou que, em caso de remoções, “os moradores devem ser devidamente informados”. Já a Ucrânia afirmou que estes dois eventos esportivos devem levar benefícios aos moradores das áreas mais pobres e marginais.

Presente ao evento, a Secretária de Direitos Humanos, Maria do Rosário, disse que as ações tomadas no âmbito destes eventos esportivos estão respeitando de forma plena os direitos humanos. Segundo ela, o governo tem um "compromisso claro com a urbanização adequada das comunidades para que todas tenham acesso a infraestruturas e a serviços básicos".

Porém, os movimentos sociais articulados em Comitês Populares da Copa discordam. Eles afirmam que o número de famílias desalojadas por conta das obras dos eventos já gira entre 150 mil e 170 mil.

As violações aos direitos humanos na preparação destes eventos esportivos já foram divulgadas internacionalmente, inclusive pela própria relatora da ONU para o direito à moradia adequada, Raquel Rolnik.


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge