ltimas Notcias
Na próxima segunda, UERJ exibe documentários sobre Ditadura Militar
Publicado em 24.05.12
A COART (Coordenadoria de Oficinas de Criação Artística) do Departamento Cultural da UERJ abrigará o Festival Cinema Pela Verdade, no dia 28 de maio, segunda-feira, no Auditório Cartola, localizado no Centro Cultural da Universidade. A mostra reúne os documentários Cidadão Boiselen, com exibição às 14h, e Condor, com exibição às 18h, e, em seguida, mesa de debate composta por Amir Haddad, ator, diretor de teatro e fundador do grupo Tá Na Rua, e por Oswaldo Muntreal, professor do Departamento de História da UERJ. O festival discute, a partir da linguagem cinematográfica, o regime militar no Brasil e na América Latina, contextualizando textualizando em, cada uma com Amua linguagem prmderamum período histórico ainda desconhecido, que convida a sociedade ao debate.
Dirigido por Chaim Litewski, Cidadão Boiselen (2009) volta-se para uma personagem-chave e sua contribuição à repressora política brasileira do regime: o empresário dinamarquês, naturalizado brasileiro, Henning Albert Boiselen. O empresário foi responsável pela arrecadação de fundos privados que concretizaram a violenta Operação Bandeirantes (Oban), centro de investigações inaugurado pelo Exército Brasileiro, em 1969. Litewski revela Boiselen, seus desafios, medos e anseios, exaltando a construção de uma memória crítica recente do país.
Condor (2007), dirigido por Roberto Mader, também mergulha na Ditadura
Militar e suas narrativas. O documentário explora depoimentos e registros coletados, entre 2005 e 2006, em cinco países da América Latina e três europeus, que refletem a aliança política traçada entre os regimes militares sul-americanos, conhecida como Operação Condor e vigente nas décadas de 70 e 80. Composto por figuras icônicas e envolvidas nas tramas de um contexto marcado por desaparecimentos, assassinatos e tortura, sua proposta é analisar pela perspectiva contemporânea os eventos e problemáticas apresentados e inseridos no cenário da região, intensamente influenciada pelas motivações da
Guerra Fria.
Realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), em parceria com o Ministério da Justiça, o Cinema pela Verdade acontece de maio a julho de 2012 em 81 universidades brasileiras.
Núcleo
Piratininga
de Comunicação
—
Voltar —
Topo
—
Imprimir
|