Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Na próxima segunda, UERJ exibe documentários sobre Ditadura Militar

Publicado em 24.05.12

A COART (Coordenadoria de Oficinas de Criação Artística) do
Departamento Cultural da UERJ abrigará o Festival Cinema Pela Verdade, no dia 28 de maio, segunda-feira, no Auditório Cartola, localizado no Centro Cultural da Universidade. A mostra reúne os documentários Cidadão Boiselen, com exibição às 14h, e Condor, com exibição às 18h, e, em seguida, mesa de debate composta por Amir Haddad, ator, diretor de teatro e fundador do grupo Tá Na Rua, e por Oswaldo Muntreal, professor do Departamento de História da UERJ. O festival discute, a partir da linguagem cinematográfica, o regime militar no Brasil e na América Latina, contextualizando textualizando em, cada uma com Amua linguagem prmderamum período histórico ainda desconhecido, que convida a sociedade ao debate.


Dirigido por Chaim Litewski, Cidadão Boiselen (2009) volta-se para uma
personagem-chave e sua contribuição à repressora política brasileira do regime: o empresário dinamarquês, naturalizado brasileiro, Henning Albert Boiselen. O empresário foi responsável pela arrecadação de fundos privados que concretizaram a violenta Operação Bandeirantes (Oban), centro de investigações inaugurado pelo Exército Brasileiro, em 1969. Litewski revela Boiselen, seus desafios, medos e anseios, exaltando a construção de uma memória crítica recente do país.



Condor (2007), dirigido por Roberto Mader, também mergulha na Ditadura Militar e suas narrativas. O documentário explora depoimentos e registros coletados, entre 2005 e 2006, em cinco países da América Latina e três europeus, que refletem a aliança política traçada entre os regimes militares sul-americanos, conhecida como Operação Condor e vigente nas décadas de 70 e 80. Composto por figuras icônicas e envolvidas nas tramas de um contexto marcado por desaparecimentos, assassinatos e tortura, sua proposta é analisar pela perspectiva contemporânea os eventos e problemáticas apresentados e inseridos no cenário da região, intensamente influenciada pelas motivações da
Guerra Fria.

 Realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), em parceria com o Ministério da Justiça, o Cinema pela Verdade acontece de maio a julho de 2012 em 81 universidades brasileiras.


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge