Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Integração latino-americana e o papel dos sindicatos é tema de debate em Brasília

Publicado em 22.05.12

A Celac, a integração latino-americana e o papel dos sindicatos é o tema do debate que o  Sindicato dos Bancários de Brasília e a TV Cidade Livre do DF promovem no próximo dia 29 de maio, terça-feira, às 19h, no Teatro dos Bancários. O objetivo é proporcionar ao movimento sindical, movimentos sociais, estudantes  e intelectuais, uma reflexão sobre  as ações políticas a tomar  a partir da criação da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e do Caribe (Celac), em dezembro último.

 
O debate terá a participação do Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, Alto-Representante do Mercosul; do Embaixador de Cuba, Carlos Zamora; do Embaixador da Venezuela, Maximillien Arvelaiz; do Diretor de Organização da CUT-Nacional, Jacy Afonso Melo; do Presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Rodrigo Britto; e do Diretor da Telesur, jornalista Beto Almeida. O debate será mediado por Rafael Zanon, Diretor do Sindicato dos Bancários de Brasília.


Sobre a Celac

 
A Celac é uma entidade nova, marcada pela cooperação e pela integração, que vem substituir a moribunda OEA, marcada pela submissão aos EUA e da qual Cuba foi expulsa quando realizou sua Revolução. Numa era em que se  estruturam projetos e entidades visando uma integração solidária dos povos desta região, onde muitos projetos governamentais  trabalham na construção de infra-estruturas comuns, colaboração energética, de acordos financeiros e monetários cooperativos, como o Banco do Sul, é indispensável que também seja construída,  no interior da Celac, uma participação protagonista dos sindicatos para que, desde o início, sejam observados, considerados e respeitados, os interesses e a visão dos trabalhadores neste processo.
 
A participação ativa e propositiva do movimento sindical no âmbito da Celac será decisiva para que se estruturem políticas sociais e trabalhistas públicas, democráticas, horizontais e cooperativas sintonizadas com a justiça social, com a superação da miséria, o que será um grande exemplo para o mundo, especialmente para a Europa, região na qual direitos trabalhistas e sociais estão sendo demolidos em razão da submissão daqueles países às políticas neoliberais.

 


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge