Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Canal Saúde, da Fiocruz, exibe programa sobre classificação etária na TV

Publicado em 17.05.12

Você sabia que nem tudo que está na TV seu filho pode ver? A classificação etária e a relação da criança com a TV brasileira é o tema do programa Sala de Convidados desta sexta-feira, 18 de maio. O programa será exibido, ao vivo, às 11 da manhã. O público pode participar enviando perguntas e sugestões através do site do Canal Saúde (http://www.canal.fioruz.br) e do telefone 0800 701 8122.
O público também participa ao vivo do programa. Se preferir, pode antecipar perguntas e comentários pelo canal@fiocruz.br.

Segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a televisão está presente em 97% dos domicílios brasileiros. Para boa parte da população, a TV é uma das principais fontes de informação e entretenimento. A questão é que, este público, também é constituído por crianças. Pensando nisso, em 2006 o Ministério da Justiça criou um manual para as emissoras de TV com as regras e orientações da Classificação Indicativa. De lá para cá, esse documento já passou por várias modificações. Debates públicos, audiências regionais e pela Internet ajudaram a criar o novo manual de classificação etária, com a inclusão de multas como forma de punição aos veículos que desrespeitarem as regras estabelecidas.

Uma pesquisa realizada em 2007 pelo IBOPE revelou que crianças entre os quatro e 11 anos de idade, chegavam a ficar até cinco horas por dia em frente à TV - um tempo que poderia ser aproveitado em outras atividades, como leitura, exercícios físicos e brincadeiras em grupo. O que você acha do conteúdo dos programas voltados ao público infantil na televisão brasileira? A programação pode influenciar o comportamento de crianças e adolescentes? Como a televisão pode afetar o desenvolvimento das crianças?

Para debater o tema, estarão no estúdio do Canal Saúde: a psicóloga Roseli Goffman, do Conselho Federal de Psicologia e do FNDC; a diretora do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação ( DEJUS), Fernanda Alves dos Anjos; e o sociólogo, escritor e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFRGS), Pedro Guareschi. 


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge