Entrevistas
O jornalismo pode ser transformador, pode embalar a utopia. Entrevista com Elaine Tavares
Publicado em 3.05.12 - Por IHU Online
“Temos um mundo a construir”. Portanto, “ousem ouvir as vozes
hereges, ousem criar grupos de estudo, ousem navegar nos livros velhos
escondidos nas prateleiras”. É com esse conselho que a jornalista Elaine Tavares incentiva os estudantes de Comunicação e colegas de
profissão a compreenderem “que há mais coisas no jornalismo do que
aquilo que é repetido nas salas de aula”.
Com uma longa experiência em diversos veículos de comunicação, Elaine enfatiza que os jornalistas devem caminhar em busca da boa utopia e isso significa ultrapassar as barreiras de manipulação à direita e à esquerda, e praticar jornalismo “como uma forma de conhecimento”. Autora do livro recém lançado, Em busca da Utopia – os caminhos da reportagem no Brasil, dos anos 50 aos anos 90, ela
ressalta que a prática jornalística pode levar o “leitor/espectador a
pensar, a se desalojar do mundo tal qual ele é – injusto, opressor,
excludente”. Nesse sentido, assegura: “O jornalismo pode ser
transformador, pode embalar a utopia”.
Foto: http://jornalismoalacarte.blogspot.com.br/
Elaine Tavares, jornalista, autora do livro Em busca da utopia
Confira a entrevista.
O que caracteriza o jornalismo utópico?
Elaine Tavares – Na verdade, não há um jornalismo
utópico. O que busquei foi ver se, como e onde aparecia a utopia no
jornalismo (que era e é o meu fazer cotidiano) já que esse desejo de um
lá-na-frente melhor parece ser algo que faz parte da consciência humana.
E por que eu decidi fazer essa busca? Porque naqueles dias do final dos
anos 1990 havia uma espécie de histeria na mídia e nas esferas
intelectuais sobre o fim de todas as utopias. Falava-se do fim da
história, fim do socialismo, fim das grandes narrativas. Eu não
acreditava nisso, porque via a utopia aparecer explícita no Equador, onde os indígenas ocupavam as igrejas e exigiam seus direitos, e principalmente no México,
onde os novos zapatistas faziam um enfrentamento armado ao Estado,
usando a internet como um elemento de potencialização dessa resistência.
Então, se a realidade me dizia que a utopia vivia, não dava para crer
no que apregoavam alguns filósofos, notadamente europeus. Então fui
buscar na narrativa jornalística, o sinal dessa utopia. E encontrei. A
vida real, quando narrada, escancara a utopia humana. E também percebi
que as utopias podiam estar claudicando lá na Europa, mas não aqui na
América Latina. Ao contrário, aqui viviamos um alvorecer de novas e
belas utopias.
Como a
utopia aparece nas reportagens brasileiras produzidas entre os anos de
1950 e 1990, nas revistas O Cruzeiro, Realidade, Veja e Época?
Elaine Tavares – Há um teórico brasileiro chamado Teixeira Coelho
que fez um trabalho muito interessante sobre a utopia. E ele vai além
da ideia de que a utopia é só um lá-na-frente esperado. Ele divide a
utopia em duas vias: a eutopia, que seria a construção de um
lá-na-frente bom, e a distopia, que seria um lá-na-frente ruim (ele
coloca nesse patamar o nazismo, por exemplo, que era o sonho de um
homem, e acabou sendo o de parte de uma nação). Então, com base na ideia
de Ernest Bloch – que fala da utopia como a negação de um real que não é
bom e a busca de um lá-na-frente possível – junto da proposta de Teixeira Coelho,
fui analisar as revistas. O que descobri foi que a utopia aparece em
todas essas revistas, mesmo na Veja e na Época – que fazem um péssimo
jornalismo. E como? Na Cruzeiro, a utopia assoma na
forma de narrar. É quando a reportagem começa a se constituir como texto
descritivo, interpretativo, para além da opinião. Esse tipo de
narrativa consegue também trazer para o texto a utopia da época, anos
1960, tempos de grandes mudanças culturais e políticas, nova temperatura
no mundo. Na revista Realidade a utopia se mostra plena, com a
reportagem – texto e foto – sendo capaz de expressar o espírito da
época, que era de revoluções. Mesmo sendo feita dentro de um regime
militar, como o vivido no Brasil, a Realidade trazia temas instigantes e
reportagens descritivas que pareciam roteiros cinematográficos, tamanha
a sua capacidade de transportar o leitor para dentro da história. Ali, a
forma de narrar impressionista chegava ao seu auge. Expunha as chagas
abertas da vida brasileira em histórias reais e o jornalismo adquiria o
sentido da arte.
A revista Veja
atravessa os anos 1980 e 1990 como um fenômeno editorial e, por
incrível que pareça, também apresenta a marca da utopia, nesse caso como
distopia (lugar ruim). Busca, na nova narrativa hegemonizada e
impessoal, sem marca de autor, consolidar uma sociedade submetida à
industria cultural. E aí, o jornalismo deixa de ser uma narrativa
impressionista, descritiva e interpretativa e passa a ser uma espécie de
“gosma“, sem forma e sem sabor. Ainda assim, mesmo nela, de vez em
quando aparece um texto de autor, no qual o jornalista ousa narrar a
vida mesma, e aí aparece de novo a utopia como eutopia. É muito bonito
de ver. Por fim, a Época, que aparece para “arrebentar“ nos anos 1990, com seus drops
informativos e infográficos, chega ao ápice da distopia, com o
jornalismo perdendo todas as suas características como narrativa da
vida. Os textos são horríveis, retalhos de vários olhos, sem identidade.
A maioria das reportagens são autopropaganda da Globo,
ou seja, a revista servindo como espaço para vender ainda mais a
programação da TV. E ali, no auge da gosma, um ou outro jornalista-autor
também aparece e faz aparecer a utopia como um raio de luz.
Sob quais influências se construiu o pensamento teórico acerca do jornalismo e da reportagem no Brasil?
Elaine Tavares –
Essa foi outra curiosidade minha. Durante meu tempo na faculdade era
comum a gente estudar autores estrangeiros, falar do jornalismo que se
fazia nos Estados Unidos e muito pouco se falava dos autores
brasileiros. Então fui procurar quem tinha sido o “guru“ de cada época.
Foi um trabalho muito legal porque acabei encontrando autores incríveis,
com pensamentos muito originais sobre o jornalismo, como, por exemplo, Celso Kelly, que chegou a escrever uma teoria estética para o jornalismo, e Antônio Olinto,
que é uma preciosidade. Ele diz: o jornalista tem que ser como o
artista, que mantem intacta em si a capacidade de sentir e transmitir
sentimentos estranhamente verdadeiros. Não é bárbaro? Agora, é claro, o
jornalismo brasileiro pós-1950 se constituiu hegemonicamente como cópia
do jornalismo estadunidense. Os autores mais originais ficaram à margem e
não é sem razão que são praticamente desconhecidos nos cursos de
jornalismo hoje. Por exemplo, o chamado “novo jornalismo“, incensado
como um jeito de narrar nascido nos EUA, já era uma prática aqui no
Brasil bem antes de surgir por lá. Pode-se ver esses textos intimistas e
impressionistas na revista O Cruzeiro. São as coisas
do nosso colonialismo mental. Infelizmente o jornalismo que se pratica
no Brasil – na maioria dos veículos – segue sendo uma cópia mal aparada
do jornalismo estadunidense. Uma pena. Temos uma linda história e bons
teóricos, como é o caso do Adelmo Genro, que, a meu ver, é o que há de mais original na discussão do fazer jornalístico. Um autor para ser estudado à exaustão.
No caso específico da revista Veja, que mudanças editoriais e utópicas percebe ao longo do tempo?
Elaine Tavares – A Veja é
um caso de autofagia (de uma empresa) em nome de um modelo de mundo.
Explico. Ela nasce nos anos 1970 dentro da mesma editora que fazia a Realidade,
que era uma beleza de revista, com reportagens incríveis. E ela vem
para implantar no Brasil um estilo de jornalismo que assomava nos
Estados Unidos. Essa coisa insossa de informação sem contexto, e que não
é uma ação sem sentido. Ela é parte de um modo de ser e estar no mundo.
Escrever como se estivesse informando, mas sem na verdade informar. A Veja entrou no mercado e matou a Realidade, que era o jornalismo de profundidade,
que levava ao pensamento, ao questionamento. A mesma empresa mata uma
revista boa para que a revista ruim pudesse começar a atuar como a usina
ideológica de um modelo que se queria para o Brasil. Foi um projeto
utópico (distópico) da classe dominante. Trazer a “modernidade“ e
emburrecer as pessoas. Encurtam os textos, tiram o contexto, passam a
doutrinar. Já não era mais jornalismo. Basta ver o que que é a Veja hoje:
uma máquina de propaganda da distopia da direita brasileira. Jornalismo
ali é coisa rara. Quando aparece é obra solitária de algum jornalista.
Partindo do pressuposto de que a utopia é parte da consciência do ser
humano, como o jornalista lida com sua utopia pessoal em veículos que
têm visões de mundo divergentes, especialmente no caso dos oligopólios
que dominam a informação?
Elaine Tavares – Penso que o
jornalista tem algumas opções na vida. Uma delas é a de ser fiel às suas
utopias, aos seus sonhos, e aí, se ele está trabalhando numa empresa
grande, que não tem compromisso nenhum com o jornalismo ou com a mudança
do mundo, o seu compromisso é abrir brechas na parede. Muitas vezes os
jornalistas são obrigados, por força da necessidade, de estar nesses
lugares. Mas isso não significa que ele tenha de abortar suas utopias,
sua vontade de narrar o mundo. Ele ou ela vai ter de pelear, lutar pelas
suas matérias. Eu creio firmemente que um texto bom, bem elaborado, tem
lugar mesmo nas “gosmas“. Pude comprovar isso na pesquisa. Belos textos
aparecem na Veja e na Época. Porque
certamente ali estavam jornalistas que transcenderam à mediocridade, à
autocensura, e produziram belezas.E assim é no cotidiano dos grandes
jornais ou revistas. Faz-se muita porcaria, mas vez ou outra a gente
pode subverter, “oferecer a mais fina iguaria“, como dizia o Marcos Faerman. Tem uma professora da FURB, Universidade de Blumenau, Rosiméri Laurindo, que escreveu um livro muito interessante (com base em Adelmo Genro),
no qual ela mostra bem como um jornalista pode virar um
jornalista-marca, sem identidade, cativo dos desejos patronais, e como
pode ser um jornalista-autor, capaz de voos solos, de textos eternos e
de expressar a utopia da raça.
Agora, é claro que também
existem aqueles jornalistas que têm como utopia a construção do seu
próprio mundo e aí viram serviçais do sistema, dos patrões, de um modo
de vida que exclui a maioria. Com esses há pouco a fazer; temos de
combater. Mas a maioria sonha com um mundo melhor e pode usar esse
desejo para narrar a vida em movimento, narrar descrevendo, que é a
melhor forma de transformar o mundo. Como dizia Bloch, é na visão do que não pode ser verdade que a gente caminha para o lá-na-frente onde todos possar bem-viver. Ou, nas palavras do Antônio Olinto: é na descrição que o jornalista formula a mais poderosa das opiniões.
O jornalismo tem de ser utópico? Qual a importância da utopia para o jornalismo?
Elaine Tavares – Quem tem de ser utópico é o jornalista. Por exemplo, não dá para ver o despejo das famílias de Pinheirinho e
não pensar que algo está muito errado. Na narrativa dessa violência
deixar aberto para o leitor ou espectador a possibilidade de ele dizer:
“isso não pode ser“. Essa é a utopia da qual o jornalismo é capaz. Levar
o leitor espectador a pensar. Isso é praticamente uma revolução.
Historicamente, o jornalista foi abandonando a sua utopia por conta da
empregabilidade, ou a utopia ainda faz parte da prática jornalística?
Elaine Tavares – Faz,
eu trabalho dioturnamente com jornalistas que utopicamente narram a
vida. Estão aí nos sindicatos, nos movimentos sociais e até nas grandes
empresas, nas pequenas cidades, na internet. São aqueles dos quais falei
acima. Não se rendem, não se autocensuram, fazem as matérias, narram a
vida em movimento. Se alguém os censura, o ônus não é deles. Eles fazem o
que tem de fazer, descrevem a realidade, cumprem a sua utopia. A
empregabilidade não pode servir de escudo para a gente se anular. Eu
sempre dou meu próprio exemplo. Trabalhei em todas as áreas do
jornalismo, TV, rádio, jornal, grandes empresas, sindicatos,
instituições públicas e nunca deixei de ser quem sou ou de escrever,
desvelando o que fica encoberto. Nem por isso morri de fome. A gente é
demitido, passa aperto, mas a gente segue em frente. Temos outro projeto
de vida.
Que utopias caracterizam as reportagens e, especificamente, o jornalismo do século XXI praticado no Brasil?
Elaine Tavares –
O jornalismo praticado hoje é muito ruim, se é que ainda é jornalismo.
Chomsky diz que é mera propaganda. E isso vai da domesticação que uma
boa parte dos cursos de jornalismo ajuda a fazer. Para se ter uma ideia,
aqui em Santa Catarina o curso de Jornalismo tem uma “Cátedra RBS“,
acredita? Ou seja, em vez de termos uma Cátedra América Latina, ou
Cátedra Marcos Faerman, enfim, fatos e pessoas que acrescentam na
formação do jornalista, o que existe é uma formação direcionada para o
mercado que mais explora, que mais desinforma. Uma tristeza.
De qualquer sorte, temos um mundo a construir. A utopia do socialismo
– por mais que digam que se acabou – segue viva, tremendamente viva. Na
América Latina assoma hoje a luta dos povos originários por um modelo diferente de desenvolvimento, que eles chamam de bem-viver (sumac kausay).
É uma inversão total da lógica, a negação do modelo capitalista que
tanta miséria, dor e opressão traz ao mundo. Essa é uma boa utopia na
direção da qual muitos de nós caminhamos. Socialismo, sumac kausay,
terra sem males são eutopias (utopia que leva a um lugar bom) que
merecem ser consideradas e conhecidas. Com isso em mente, podemos
praticar o jornalismo como uma forma de conhecimento – tal qual ensinou Adelmo Genro.
Não como manipulação à direita ou à esquerda, mas como uma
singularidade que caminha para o universal, que leva o leitor/espectador
a pensar, a se desalojar do mundo tal qual ele é – injusto, opressor,
excludente. O jornalismo pode ser transformador, pode embalar a utopia.
Mas, para isso, nos cursos de jornalismo, precisamos ensinar a pensar. O
jornalista que pensa tem mais chance de caminhar na direção da utopia.
O que dificulta hoje a produção de um jornalismo crítico?
Elaine Tavares –
Justamente a má formação. Hoje aposta-se muito mais na técnica.
Prefere-se usar um curso de jornalismo para ensinar a gurizada a fazer
web páginas, a usar o Premiere, o Ilustrator e tantos outros programas.
Isso é muito bom, mas se não houver a prática do pensamento crítico, não
vai servir de nada. Que adianta saber fazer uma página e não saber o
quê escrever nela? O Marcos Faerman, que foi um grande
repórter, dizia que esse papo de fazer texto curto é bobagem. Leitor só
não lê texto ruim. Se for bom, se tiver contexto, impressão, descrição,
se contar uma história, o texto carrega o leitor por páginas e páginas.
Essa coisa de dizer que as pessoas não têm tempo para ler é mantra de
quem ou não tem capacidade de escrever textos belos, ou está mancomunado
com o sistema que quer fazer do público uma massa informe.
Eu ando por aí falando com os estudantes de jornalismo e vejo os
olhinhos deles brilhando quando a gente fala em textos descritivos,
impressionistas, cheios de histórias. É o que eles querem fazer. Para
isso é preciso antes aprender a pensar, a perguntar, a investigar. É
para tal finalidade que deveria servir a universidade. Para apresentar
aos alunos os pensadores da nossa terra, os pensadores
latino-americanos, tanta gente fantástica que produziu e produz um
pensamento original, alavancado na experiência histórica e geográfica. E
é uma gente desconhecida.
No livro você resgata teóricos como Danton Jobim, Alceu Amoroso Lima,
Antônio Olinto e Celso Kelly, que não são muito utilizados nas
universidades. Qual a contribuição deles para refletirmos sobre a
prática jornalística?
Elaine Tavares – Fundamental.
Navegar pelas páginas desses autores nos ajuda a entender a história de
uma época, nos leva a perceber os interesses envolvidos, os sonhos, as
utopias de cada um e do tempo que eles representam. Jobim, por exemplo, é
um dos primeiros a pensar uma filosofia do jornalismo. Ele é um
liberal, apaixonado pelo modo de fazer jornalismo dos estadunidenses,
mas se lido no contexto histórico, adquire uma beleza incrível. É
fabulosa a defesa que ele faz da informação, contra o jornalismo
opinativo que existia nos anos 1950. Claro que ele defende o modo
capitalista de produção, a informação como produto, mas ele pensa um
momento de mudança de temperatura do mundo. Nós precisamos conhecer
isso, ver como o pensamento vai se formando e hegemonizando todo um
fazer. Celso Kelly também tem suas complicações
políticas, mas a teoria estética do jornalismo é uma beleza. A gente lê e
a cabeça fica cheia de ideias, de pensamentos pulando, querendo sair. É
instingante e perturbador. Alceu Amoroso Lima discute o uso das técnicas literárias no jornalismo, o que o “novo jornalismo“ vai fazer nos anos 1960 e 1970, e Antônio Olinto
liga o jornalismo com a arte e tem um pensamaneto tão fecundo e
inspirador que nos põe em ebulição. E não são apenas esses. Há outros,
como Adelmo Genro Filho, que apresenta uma teoria do
jornalismo, olha só. Isso é fabuloso. É um pensamento tão rico que chega
a doer. Essa gente não é estudada.
Atualmente, os cursos de jornalismo das universidades brasileiras têm
um foco amplo na produção prática. A falta de um debate teórico acerca
da conjuntura política, econômica, ambiental e de uma reflexão atenta da
história do nosso país dificultam, de certa maneira, a proliferação do
jornalismo utópico? Nesse sentido, que avaliação faz da formação
jornalística propiciada pelas universidades?
Elaine Tavares – Sim, dificultam a
formação de alunos críticos, impedem que seus horizontem se abram, que
conheçam em profundidade o seu espaço geográfico. Porque é diferente ser
jornalista no Brasil, na América Latina. Há outros problemas, outras
questões a serem pensadas, outros temas a serem abordados. As escolas
seguem prisioneiras dos teóricos europeus ou estadunidenses. Gente boa, é
certo, mas preocupada com outras coisas.
Penso que um aluno do jornalismo deveria ter uma sólida formação
humanística, política e econômica; deveria entender os grandes problemas
estruturais de seu país e de seu continente. Olha, eu tive a sorte de
ter um professor – chamado Sérgio Weigert – que nos
dava aula de problemas brasileiros. Ele nos colocava tontos com tanta
informação acerca do nosso país. E tanto que o nosso trabalho final foi
construir um projeto anti-hegemônico para o Brasil. Olha isso! Esse cara
é um marco na minha vida porque ele nos ensinou que sem um mergulho
profundo na filosofia, no pensamento germinal dos teóricos clássicos, a
gente não vai a lugar nenhum. Com ele eu desembestei para o campo da
filosofia e isso deixou o meu texto muito mais forte e muito mais denso.
A universidade é um lugar mágico. E os alunos podem escolher. Mesmo
que os cursos sejam ruins, que os professores sejam medíocres, que
direcionem suas mentes para a técnica ou para domesticação. Os alunos
podem escolher não aceitar. Podem formar grupos de estudos, morar dentro
da biblioteca, fomentar debates. A universidade dá muita liberdade. O
que ocorre é que as gentes estão tão acostumandas ao cabresto que
esquecem que podem mudar as coisas. Eu conclamo os alunos à rebelião.
Eles podem.
Quais os principais desafios do jornalismo brasileiro hoje?
Elaine Tavares – Primeiramente, há que mudar a
universidade, subverter esse ensino que domestica. Há que se produzir um
pensamento autóctone sobre o jornalismo, conhecer nossos pensadores do
passado, avançar com eles, superá-los. Há que conhecer a história do
nosso povo, há que estudar filosofia, reaprender a pensar. Depois disso,
há que voltar a narrar a vida com um texto que descreve, que narra, que
contextualiza.
Não há desculpas para mau jornalismo. Nem o tempo, nem as cinco
pautas por dia, tampouco a multifunção. O bom jornalista encontra sua
forma de burlar tudo isso. Seu compromisso deve ser com a informação que
forma, não apenas o ritual informativo que informa sem estabelecer
nexos. O jornalista é um feiticeiro que junta as letrinhas no caldeirão
do texto. Dele tem de sair uma mensagem que incomode, que desaloje, que
perturbe, que encha o leitor de aflição, que o mova para frente, que o
faça pensar.
Há quem diga que o jornalismo morreu e que só exista propaganda. Eu
não me curvo a essa assertiva, embora ela pareça arrasadora. O jornalismo resiste. Tem uma revista que se chama Retratos do Brasil, que faz bom jornalismo. Tem a publicação aqui de Santa Catarina, a Pobres e Nojentas,
que faz bom jornalismo, têm uma infinidade de experiências por essa
América Latina inteira. Os jornalistas estão aí, rompendo as barreiras,
quebrando as regras do jornalismo domesticado. Basta que a gente tenha a
delicadeza de saber ver. E utopicamente eu afirmo: isso haverá de ser
maioria. Quando, não sei... mas, virá...
Deseja acrescentar algo?
Elaine Tavares –
Rebelião, rebelião, rebelião... Que os estudantes de todos os cursos de
jornalismo do Brasil possam compreender que há mais coisas no
jornalismo do que aquilo que é repetido em salas de aula. Ousem ouvir as
vozes hereges, ousem criar grupos de estudo, ousem navegar nos livros
velhos escondidos nas prateleiras. Esses não estão na internet, porque
são perigosos demais.
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