Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Barão de Itararé e Escola Livre promovem curso crítico sobre jornalismo

Publicado em 2.04.12

O Centro de Estudos Barão de Itararé e a Escola Livre de Jornalismo promovem o curso O lado B do jornalismo. Nesta primeira edição, o curso terá quatro aulas: jornalismo político (Maria Inês Nassif – do sítio Carta Maior), jornalismo econômico (Luis Nassif – blog do Nassif), telejornalismo (Luiz Carlos Azenha – Viomundo e Record) e técnicas de redação (Leandro Fortes – Brasília eu vi e Carta Capital).

O objetivo do curso é complementar a formação universitária a partir de um olhar crítico e provocador do jornalismo. O público alvo são estudantes de comunicação, estudantes em geral, jornalistas recém-formados, blogueiros, comunicadores sociais e todos os que tiverem interesse em conhecer as ferramentas da construção da notícia.

As aulas serão aos sábados, das 14h às 18h, nos dias 14/04, 21/04, 05/05 e 12/05. Elas serão ministradas na sede do Centro Barão de Itararé, que fica na Rua Rego Freitas, 454, conj.13, República, São Paulo.

As inscrições são limitadas, 50 vagas, e podem ser feitas aqui . A taxa de inscrição é de R$ 200,00, e será paga através do sistema PagSeguro, podendo ser parcelada.


Ementa dos cursos

1 – Jornalismo Político: da notícia à opinião
Objetivo – O objetivo desta aula é dar um panorama sobre o trabalho de construção da notícia da editoria de política, desde a definição da pauta, passando pela apuração, produção até a edição. Discutir a crescente contaminação da opinião nas notícias. Como e porque isso se dá e como evitar.

Conteúdo – Discutir como na cobertura política se dá a construção das pautas na redação. Como se dá a divisão da cobertura local, regional e nacional? Há espaços pré-definidos para cada uma delas? Como se dá a apuração das notícias? Como se definem as fontes para a construção das notícias? Há uma “linha editorial” a ser seguida na construção da notícia? Isso se reflete na definição das fontes? Como tratar temas polêmicos sem cair no senso comum da “opinião pública”? Como se dá a escolha do título e das imagens que acompanham as matérias? O papel do editor?


2 – Jornalismo Econômico – popularizando a linguagem econômica
Objetivo – É corriqueiro ouvir entre as pessoas e até mesmo entre os estudantes de jornalismo que o caderno menos lido dos jornais é o de Econômica. Não porque não exista interesse em saber o que acontece nesta área tão importante para a sociedade. Mas por um “censo comum” de que é a parte mais difícil do jornal, com notícias muito técnicas e de linguagem difícil, cheio de jargões mercadológicos e conteúdos voltados para empresas e negócios. A proposta do curso é discutir o que pode ser feito para popularizar a editoria de Economia e como as redações tratam essa questão no dia-a-dia.

Conteúdo – Como escrever sobre economia para um público não especializado? Esse objetivo é alvo de preocupação das redações? Na definição das pautas e durante a sua apuração e produção, como o jornalista pode adotar uma linguagem mais acessível? Como tratar no texto jornalístico de economia o excesso de siglas sem tornar o texto maçante? Há termos a serem evitados pelos jornalistas para garantir a construção de textos mais populares?


3 – Telejornalismo: como é feito um telejornal.
Objetivo – Abordar todas as fases de produção de um telejornal. Da reunião de pauta, aos critérios para selecionar o noticiário do dia, à apuração e produção da reportagem.

Conteúdo – Como é a divisão de trabalho da equipe? Como se dá a apuração?

4 – Técnicas de Redação.
Objetivo - Apresentação de instrumentos e critérios para elaborar pautas, notícias e reportagens, realizar entrevistas e utilizar as informações coletadas para a redação do jornalismo.

Conteúdo -
O texto da notícia. Conceito de notícia. Técnica de redação de pauta e nota; a reportagem e a grande reportagem. Introdução à técnica da notícia jornalística: o discurso direto e o indireto. A contextualização de informações, inserção de citações, unidade, estilo. Edição: legendas, títulos, texto-legenda.


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge