ltimas Notcias
Documentário premiado mostra violência contra Guaranis Kaiowá
Publicado em 2.04.12 - por Agência Pulsar
Um documentário que trata da exploração desumana de indígenas Guarani Kaiowá do Mato Grosso do Sul foi vencedor do prêmio Margarida de Prata, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na categoria média-metragem. O filme À Sombra de um Delírio Verde mostra a exploração do trabalho indígena em plantações de cana, incidentes sobre os territórios e as consequências para o povo. O resultado foi comemorado pelo Centro Indigenista Missionário (Cimi).
Um dos diretores de À Sombra de um Delírio Verde é o jornalista Cristiano Navarro, que entre 2002 e 2006 foi editor do jornal indigenista Porantim. Até meados de 2009, integrou o Cimi no Mato Grosso do Sul, período em que criou e produziu o filme.
Em uma entrevista à revista Le Monde Diplomatique, concedida em dezembro passado, o jornalista ressaltou a urgência ao tratar da realidade de violência e vulnerabilidade social a que estão submetidos os Guarani Kaiowá. De acordo com o informações do próprio Cimi, o estado do Mato Grosso do Sul é o que reúne o maior número de acampamentos de famílias indígenas em beira de estradas.
A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá durante a 50ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, no dia 20 de abril, em Aparecida (SP). Criado em 1967, o Prêmio já homenageou mais de 100 filmes brasileiros entre longas e curtas-metragens.
Núcleo
Piratininga
de Comunicação
—
Voltar —
Topo
—
Imprimir
|