Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Condenado policial militar acusado de matar jovem em 2002

Publicado em 22.03.12

Na terça-feira, 20 de março, o ex-policial militar Paulo Roberto Paschuini, acusado de assassinar o jovem Hanry Silva Gomes da Siqueira no Morro do Gambá, em 2002, foi condenado a três anos de reclusão. O julgamento deveria ter ocorrido há mais tempo, mas foi  adiado por recursos de sua defesa. Como teve seu último recurso negado em segunda instância, finalmente Paulo Roberto foi a júri e teve finalmente sua sentença declarada.

Embora possa recorrer, a decisão judicial expressa o resultado de anos de lutas de Márcia Jacintho, mãe de Hanry que, incansável, não descansou um só minuto em sua luta para desconstruir a recorrente versão policial do "auto de resistência". Normalmente essa é justificativa é usada para dar aparência de legalidade às execuções sumárias. Essa é uma vitória de Márcia e um incentivo a todos os familiares de vítimas de violência estatal do Rio de Janeiro e do Brasil.

Em uma entrevista concedida ao BoletimNPC em 2009, quando foi decretada a condenação de Marcos Alves da Silva, outro policial acusado de ter assassinado o jovem, Márcia Jacintho contou que teve que investigar a morte do próprio filho para provar sua inocência. “Aquele seria o crime perfeito. Os policiais forjaram as provas, como costumam fazer. A mídia anunciaria menos um traficante, e a sociedade bateria palma. Não costumam ouvir ninguém. Só consigo ter espaço hoje para falar porque estou desde 2003 tentando provar a inocência do meu filho. Finalmente consegui limpar a imagem dele”, disse Márcia naquela ocasião.

[Com informações da Rede Contra a Violência]


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge