Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Durante jornada de lutas, atingidos por barragens lançam campanha Todos pela Energia

Publicado em 14.03.12

Nesta semana, entre os dias 12 e 16 de março, milhares de atingidos por barragens estão se mobilizando em diversas capitais brasileiras para reivindicar seus direitos e denunciar o atual modelo energético, que tem causado enormes prejuízos sociais e ambientais para as populações atingidas e a toda a classe trabalhadora. É a jornada nacional de lutas que comemora o 14 de Março: Dia internacional de luta contra as barragens, pelos rios, pela água e pela vida.

No Rio de Janeiro, a mobilização de terça-feira, dia 13, foi marcada pela ocupação da sede da Eletrobras. Como divulgou o MAB, a entidade foi recebida pelo diretor administrativo da Eletrobrás, Manoel Colasuonno, e cobrou uma política nacional de respeito aos direitos das famílias desalojadas pela construção de barragens, além de um fundo de auxílio para reparar as perdas e prejuízos das pessoas afetadas, garantindo todas as condições para o reassentamento adequado. Também defenderam o apoio no desenvolvimento de cursos de alfabetização e de produção de alimentos solares, avanços no programa “Luz para todos”, além de outras demandas.

Divulgação - MAB

Atingidos por barragens fazem marcha até sede da Eletrobrás, no Rio.


À noite, militantes de São Paulo, Minas Gerais e do Rio estiveram na Câmara Municipal do Rio para o lançamento da Campanha Nacional Todos pela Energia. O vereador Eliomar Coelho (PSOL-RJ), que presidiu a solenidade, lembrou que a atividade resgata o papel do Rio de um dos principais espaços dos grandes debates nacionais, pois trouxe à tona importantes demandas do movimento que interessam a todos os cidadãos, do campo e da cidade, e não apenas àqueles que sofrem diretamente os impactos ambientais e sociais de grandes empreendimentos. “A luta por um outro modelo energético deve ser de todos os brasileiros” reforçou o vereador.


Movimentos sociais na luta contra privatização da energia e da água

Foto por Mira Rusin/MAB

Lançamento da Frente Todos pela Energia, na Câmara Municipal


Uma das bandeiras da Campanha diz respeito à luta contra a privatização do setor elétrico e em defesa da renovação das concessões, muitas delas em mãos de empresas estatais, como a Eletronorte, Furnas e Chest. “Queremos que o setor continue nas mãos do Estado Brasileiro, mas não violando direitos, e sim a serviço dos trabalhadores”, disse Gilberto Cervinski, da coordenação nacional do MAB, lembrando que a própria Eletrobras foi apontada em um relatório recente como empresa violadora de direitos. Ele ainda afirmou que “as privatizações envergonham o povo brasileiro, pois permitem que o Estado seja saqueado”.

Outra campanha é a defesa da água como direito de todos, e não como mercadoria. Segundo Marina dos Santos, da coordenação nacional do MST, os trabalhadores sem-terra se unem a essa luta pois também sofrem com o atual modelo de desenvolvimento brasileiro – o qual, como observa, só aumenta as diferenças. Além de se unir à campanha contra a privatização do setor elétrico e dos recursos naturais, como a água, o Movimento se une à campanha pela redução do custo da energia para melhorar condições de vida e da população. E também cobra da Agência Nacional de Energia Elétrica (Anel), que “se omite em regular o preço da energia, mas age de maneira ofensiva para garantir os lucros das empresas”.

Além dos mlitantes do MAB e MST, estiveram presentes na solenidade Marco Antônio, presidente do Senge-RJ; Emanuel Cancella, do Sindipetro; e Antonio Martins, da FUP. Todas as entidades manifestaram seu apoio às lutas do MAB. O deputado estadual Marcelo Freixo (Psol-RJ) também se solidarizou com a causa, afirmando que seu mandato fará parte dessa luta por outro modelo de desenvolvimento, que tenha como prioridade o ser humano, e não o lucro de grandes empresas.

Acompanhe as lutas do MAB em http://www.mabnacional.org.br/


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge