ltimas Notcias
Quase 4 milhões de jovens e crianças ainda não têm acesso à escola
Publicado em 13.02.12 - Por Pulsar/Adital
Apesar do aumento nas taxas de acesso ao ensino, 3 milhões e 800 mil crianças e adolescentes ainda estão fora da escola no Brasil. Os jovens têm entre quatro e 17 anos.
Esse é um dos pontos destacados no relatório De olho nas metas 2011, elaborado pelo movimento Todos pela Educação. O documento, divulgado no início da semana, é baseado nos dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que, entre 2000 e 2010, a taxa de acesso à escola aumentou em pouco mais de 9%.
Destaque para a região Norte, que teve um aumento de cerca de 14%. Entretanto, mesmo com o crescimento, a região ainda é a que possui a menor taxa de crianças e adolescentes dentro da escola: aproximadamente 88%. No total, o país possui cerca de 91% das pessoas entre quatro e 17 anos na escola.
Em números absolutos, a região Sudeste é a que apresenta maior quantidade de crianças e adolescentes sem estudar: 1 milhão e 200 mil, sendo 607 mil somente no estado de São Paulo.
Ao analisar os dados, o movimento Todos pela Educação observa que o desafio é garantir a "inclusão no sistema escolar das crianças na Pré-Escola e dos jovens no Ensino Médio”.
Entretanto, ressalta que a situação não será solucionada apenas com o aumento do número de vagas nas instituições. A evasão e atraso escolar também são questões que preocupam os organizadores do relatório.
Núcleo
Piratininga
de Comunicação
—
Voltar —
Topo
—
Imprimir
|