Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Quase 4 milhões de jovens e crianças ainda não têm acesso à escola

Publicado em 13.02.12 - Por Pulsar/Adital

Apesar do aumento nas taxas de acesso ao ensino, 3 milhões e 800 mil crianças e adolescentes ainda estão fora da escola no Brasil. Os jovens têm entre quatro e 17 anos. 

Esse é um dos pontos destacados no relatório De olho nas metas 2011, elaborado pelo movimento Todos pela Educação. O documento, divulgado no início da semana, é baseado nos dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que, entre 2000 e 2010, a taxa de acesso à escola aumentou em pouco mais de 9%.

Destaque para a região Norte, que teve um aumento de cerca de 14%. Entretanto, mesmo com o crescimento, a região ainda é a que possui a menor taxa de crianças e adolescentes dentro da escola: aproximadamente 88%. No total, o país possui cerca de 91% das pessoas entre quatro e 17 anos na escola.

Em números absolutos, a região Sudeste é a que apresenta maior quantidade de crianças e adolescentes sem estudar: 1 milhão e 200 mil, sendo 607 mil somente no estado de São Paulo.

Ao analisar os dados, o movimento Todos pela Educação observa que o desafio é garantir a "inclusão no sistema escolar das crianças na Pré-Escola e dos jovens no Ensino Médio”.

Entretanto, ressalta que a situação não será solucionada apenas com o aumento do número de vagas nas instituições. A evasão e atraso escolar também são questões que preocupam os organizadores do relatório.


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge