ltimas Notcias
Acervo de Apolônio de Carvalho é doado ao Arquivo Nacional
Publicado em 8.02.12
Renée de Carvalho, viúva de Apolônio de Carvalho, com quem viveu por 62 anos, doa nesta quarta-feira, 8 de fevereiro, ao Arquivo Nacional, o acervo pessoal do grande líder político, falecido em 2005. O arquivo é composto por 30 pastas de documentos textuais, além de fitas e DVDs com transcrições de depoimentos, fotos, comendas e diplomas.
Durante a cerimônia de doação, será exibido o documentário Vale a pena sonhar, de Stela Grisotti, sobre a vida do líder político. Ela tem início às 16h, no Arquivo Nacional: Praça da República, 173 - Centro. Também nesta semana será lançado o livro Uma vida de lutas, escrito por Renée e editado pela Fundação Perseu Abramo. A obra retrata a história de resistências à opressão que Renée viveu, em especial ao lado de Apolônio de Carvalho.
O comunista Apolônio de Carvalho participou da Aliança Nacional Libertadora (ANL) nos anos 30, militou nas Brigadas Internacionais durante a Guerra Civil Espanhola, na Resistência Francesa e no combate à ditadura civil-militar brasileira. É um grande nome da história de luta do nosso país.
Núcleo
Piratininga
de Comunicação
—
Voltar —
Topo
—
Imprimir
|