ltimas Notcias
Nesta terça-feira, debate sobre a esquerda em homenagem a Mário Alves
Publicado em 17.01.11
Nesta terça-feira, 17 de janeiro, o Sindicato dos Petroleiros do Rio promove o debate A Crise Ideológica da Esquerda Pós-Ditadura, em homenagem a Mário Alves. Será às 17h30, no Sindipetro-RJ: Av. Passos, 34, Centro do Rio (próximo à Praça Tiradentes e ao Teatro João Caetano). Participam do debate a professora Maria Thereza Menezes (UFF), Antonio "Lúcio Soares (Instituto Mário Alves), Carlos Eugênio "Clemente" (Rede Democrática) e Emanuel Cancella (Sindipetro-RJ).
Sobre Mário Alves Jornalista, fundador e principal dirigente do PCBR, Mário Alves foi morto em 17 de janeiro de 1970, no Rio de Janeiro, aos 46 anos, sob brutais torturas. Seu nome integra a lista de desaparecidos anexa à Lei nº 9.140/95. Baiano de Sento Sé, ele fez o curso secundário em Salvador, iniciou sua militância política aos 16 anos e foi um dos fundadores da União dos Estudantes da Bahia. Durante o Estado Novo, participou de congressos e atividades da UNE. Formou-se em Letras, em Salvador, mas nunca chegou a buscar o diploma.
Em 16 de janeiro de 1970, perto das 20h, saiu de sua casa, no subúrbio carioca de Abolição, e nunca mais voltou. Foi preso pelo DOI-CODI/RJ nessa data e morreu no dia seguinte nas dependências do quartel da rua Barão de Mesquita. As ilegalidades que cercaram a prisão e assassinato do jornalista começaram a ser levadas ao conhecimento das autoridades judiciárias do regime militar em 20/07/1970, denunciadas por presos políticos. Entretanto, o crime nunca foi apurado. Mais informações sobre o debate na página da Agência Petroleira de Notícias (APN).
Núcleo
Piratininga
de Comunicação
—
Voltar —
Topo
—
Imprimir
|