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Boletim do NPC Nº 28De 15 a 30/9/2003
Para jornalistas, dirigentes, militantes
e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais



Notícias do NPC


9º Curso Anual do NPC: Nossa comunicação para a disputa de hegemonia, no Brasil de hoje - Rio, de 20 a 23 de novembro

O 9º Curso será realizado, de 20 a 23 de novembro de 2003, no centro do Rio de Janeiro, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-RJ). Veja a programação completa em nossa página: www.piratininga.org.br.

As inscrições devem se feitas mediante preenchimento e envio da ficha de inscrição para o NPC através do endereço eletrônico npiratininga@uol.com.br.

Custo da inscrição: Com direito a quatro dias de hospedagem com café da manhã (início na quarta feira às 12h) é de R$ 570,00. 

Para os que não precisarem de hospedagem é de R$ 410,00.




NPC Informa


Leia no site do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (www.sjsc.org.br)

- Jornalista carioca é preso por crime de opinião

- TV Globo quer registrar patente sobre a palavra "regionalização"

- FIJ pede maior liberdade de imprensa, democracia e justiça social à OMC

- Concurso público dará apoio financeiro à realização de documentários em película

- Fórum Catarinense de Acompanhamento da Mídia irá valorizar direitos humanos na TV

- Sebrae paranaense promove seminário sobre comunicação e microeconomia.




A Comunicação que queremos


CUT: construindo uma Política de Comunicação para a região Sul

1º a 3 de outubro de 2003 – Escola Sindical Sul - Florianópolis

Objetivo: Construir uma política de comunicação para a Rede Sul.

Público: Dirigentes da área de Comunicação (Coordenadores de Microrregiões/Ramos, Sindicatos, Federações), Assessores de Comunicação das entidades.

Prazo de inscrições: 25/09/03 - Nº de vagas: 100 (PR: 30 - RS: 40 – SC: 30)

Local de informações e inscrições: Secretaria de Comunicação das CUTs e nas SEFs

Paraná: (41) 232.4649 – cutpr@terra.com.br; sefcutpr@terra.com.br

Rio Grande do Sul: (51) 3224.2484 – impcutrs@terra.com.br; sefcutrs@terra.com.br

Santa Catarina: (48) 224.6611 – cut-sc@cut-sc.org.br

Investimento: R$ 200,00 (estadia, alimentação, material pedagógico)

O deslocamento do participante é de responsabilidade de cada entidade.

 

PROGRAMAÇÃO

1º/10 (quarta-feira)

Abertura – Boas vindas

Apresentação do público

 

MESA 1

O papel da CUT na Democratização da Comunicação

 

Painelistas:

Pedrinho Guareschi - Escritor, Professor Universitário - a confirmar

Celso Schröder (Jornalista, representnate do Fótum Nacional pela Democratização da Comunicação)

Debatedora: Beth Costa (Jornalista, Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ)

 

Oficinas

1-Comunicação Alternativa (rádios e TVs comunitárias, jornais, etc) Colaboradores)

Colaboradores:

Neusa Ribeiro – Professora Universitária – RS

Sônia dos Santos –Secretária de Comunicação da CUT/RS

Sílvio Smaniotto – TV Floripa

 

2-Políticas Públicas de Comunicação

Luis Henrique da Silveira – Coordenador de Políticas Públicas de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre

Marcos Rochinski – Secretário de Formação da CUT/PR

 

3-Ética na produção da informação

Colaboradores:

Elson Faxina – Coordenador de Comunicação da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social - PR

  Rogério Christofoletti – Vice-Presidente do Sindicato dos Jornalistas/SC

 Atividade Cultural

Mostra de Filmes: A Revolução não será Televisionada, Uma Outra Maneira é Possível, Além do Cidadão Kane

 

2/10 (quinta-feira)

MESA 2

O desafio dos 20 anos e as Estratégias de Comunicação da CUT

 

Painelistas:

Vito Giannotti (coordenador do Núcleo Piratininga de  Comunicação - NPC)

Neka Machado (Relações Públicas, Professora da PUC/RS)

Debatedor: Jairo Jorge (Jornalista, Secretário Adjunto da Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo Federal) - a confirmar  

 Oficinas

 1-Rede de Informações (comunicação interna, fluxo de informações, novas tecnologias)

Colaborador:

Vito Gianotti  - Escritor, coordenador do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC)

 

2-Relação com a imprensa e a mídia

Colaboradores:

Assessoria da CUT Nacional

Moacir Pereira -  Articulista do Jornal A Notícia -SC

 

3-Papel dos dirigentes, assessores, prestadores de serviços

Colaboradores:

Luiz Fernando Assunção  - Presidente do Sindicato dos Jornalistas/SC

José Carlos Torves - Presidente do Sindicato dos Jornalistas/RS

 

Atividade Cultural

Lançamento do Prêmio de Jornalismo da CUT/SC

Festa de Confraternização

 

3/10 (sexta-feira)

Apresentação da sistematização

Plenário

 

Trabalho em grupo:

Plataforma de Ação para a Região Sul

 

Socialização em Plenária

Encaminhamentos

Encerramento

ESCOLA SINDICAL SUL

Av. Luiz Boiteux Piazza, 4810
88.056-000 - Ponta das Canas – Florianópolis

escolasul@escolasul.org.br
www.escolasul.org.br

Fone: (48) 261.4070 - Fax: (48) 261.4120



CUT: construindo uma Política de Comunicação para a região Sul

1º a 3 de outubro de 2003 – Escola Sindical Sul - Florianópolis

Objetivo: Construir uma política de comunicação para a Rede Sul.

Público: Dirigentes da área de Comunicação (Coordenadores de Microrregiões/Ramos, Sindicatos, Federações), Assessores de Comunicação das entidades.

Prazo de inscrições: 25/09/03 - Nº de vagas: 100 (PR: 30 - RS: 40 – SC: 30)

Local de informações e inscrições: Secretaria de Comunicação das CUTs e nas SEFs

Paraná: (41) 232.4649 – cutpr@terra.com.br; sefcutpr@terra.com.br

Rio Grande do Sul: (51) 3224.2484 – impcutrs@terra.com.br; sefcutrs@terra.com.br

Santa Catarina: (48) 224.6611 – cut-sc@cut-sc.org.br

Investimento: R$ 200,00 (estadia, alimentação, material pedagógico)

O deslocamento do participante é de responsabilidade de cada entidade.

 

PROGRAMAÇÃO

1º/10 (quarta-feira)

Abertura – Boas vindas

Apresentação do público

 

MESA 1

O papel da CUT na Democratização da Comunicação

 

Painelistas:

Pedrinho Guareschi - Escritor, Professor Universitário - a confirmar

Celso Schröder (Jornalista, representnate do Fótum Nacional pela Democratização da Comunicação)

Debatedora: Beth Costa (Jornalista, Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ)

 

Oficinas

1-Comunicação Alternativa (rádios e TVs comunitárias, jornais, etc) Colaboradores)

Colaboradores:

Neusa Ribeiro – Professora Universitária – RS

Sônia dos Santos –Secretária de Comunicação da CUT/RS

Sílvio Smaniotto – TV Floripa

 

2-Políticas Públicas de Comunicação

Luis Henrique da Silveira – Coordenador de Políticas Públicas de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre

Marcos Rochinski – Secretário de Formação da CUT/PR

 

3-Ética na produção da informação

Colaboradores:

Elson Faxina – Coordenador de Comunicação da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social - PR

  Rogério Christofoletti – Vice-Presidente do Sindicato dos Jornalistas/SC

 Atividade Cultural

Mostra de Filmes: A Revolução não será Televisionada, Uma Outra Maneira é Possível, Além do Cidadão Kane

 

2/10 (quinta-feira)

MESA 2

O desafio dos 20 anos e as Estratégias de Comunicação da CUT

 

Painelistas:

Vito Giannotti (coordenador do Núcleo Piratininga de  Comunicação - NPC)

Neka Machado (Relações Públicas, Professora da PUC/RS)

Debatedor: Jairo Jorge (Jornalista, Secretário Adjunto da Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo Federal) - a confirmar  

 Oficinas

 1-Rede de Informações (comunicação interna, fluxo de informações, novas tecnologias)

Colaborador:

Vito Gianotti  - Escritor, coordenador do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC)

 

2-Relação com a imprensa e a mídia

Colaboradores:

Assessoria da CUT Nacional

Moacir Pereira -  Articulista do Jornal A Notícia -SC

 

3-Papel dos dirigentes, assessores, prestadores de serviços

Colaboradores:

Luiz Fernando Assunção  - Presidente do Sindicato dos Jornalistas/SC

José Carlos Torves - Presidente do Sindicato dos Jornalistas/RS

 

Atividade Cultural

Lançamento do Prêmio de Jornalismo da CUT/SC

Festa de Confraternização

 

3/10 (sexta-feira)

Apresentação da sistematização

Plenário

 

Trabalho em grupo:

Plataforma de Ação para a Região Sul

 

Socialização em Plenária

Encaminhamentos

Encerramento

ESCOLA SINDICAL SUL

Av. Luiz Boiteux Piazza, 4810
88.056-000 - Ponta das Canas – Florianópolis

escolasul@escolasul.org.br
www.escolasul.org.br

Fone: (48) 261.4070 - Fax: (48) 261.4120



14º ENJAC - Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação

14º Encontro Internacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação do Mercosul – Florianópolis - 9 a 11 de outubro de 2003

Informações: (48) 222.3985 - oceanoeventos@oceanoeventos.com.br

Ética, formação e mercado na pauta das discussões

A programação científica do 14º ENJAC, que tem como tema principal "Ética, Formação e Mercado", permitirá a reflexão sobre temas do dia-a-dia dos assessores de imprensa. Nos painéis, o formato palestra-debate irá abrir espaço aos jornalistas participantes do Encontro para debater os temas com profissionais de reconhecida competência.

No dia 10 de outubro, irão ocorrer os painéis "Mídia e Poder Público" e "Notícias e Negócios". No primeiro, o assessor de comunicação do Senado, Armando Rollemberg irá abordar as relações entre a mídia e o poder público, os conflitos e a necessidade da transparência, a gestão das verbas publicitárias e o acesso à informação pública. Para debater o tema capitaneado pela palestra de Rollemberg foram convidados o assessor de comunicação do governo de Santa Catarina, Derly Anunciação, e o jornalista da TV Bandeirantes Fábio Pannunzio. O debate será mediado pela jornalista Kelly Prudêncio. No segundo painel, a diretora da Assessoria de Imprensa do Banco Santander, Regina Pitoscia, irá falar sobre a notícia como elemento estratégico no mercado, os limites, potencialidades e perspectivas da comunicação empresarial, o papel da informação no mundo das corporações e a necessidade da constituição de um referencial ético. Foram convidados a debater o tema com Pitoscia os jornalistas Luiz Lanzetta, da Impress, e Karin Villatore, da Lide Multimídia. O debate será mediado pelo professor Rogério Christofoletti, da Univali.

No dia 11 de outubro também serão realizados dois painéis: "Assessoria e Ética" e "Formação Profissional e exercício da atividade de assessoria". No primeiro painel o professor da PUC/RS, Pedrinho Guareschi, irá falar sobre as afinidades e diferenças na mesma profissão jornalística, a voz do assessor e a voz do assessorado, o acúmulo de funções jornalísticas com as de assessor na mesma área, a fidelidade ao assessorado e a fidelidade ao interesse público, os usos e abusos do off e os prêmios e "jabás". Para debater o assunto foram convidados a professora da UFF (RJ), Marialva Barbosa e a coordenadora do Conselho de Ética da Abracom, Maysa Penna. O debate será mediado pelo professor Francisco Karam, da UFSC. No segundo painel do dia 11, o assessor da Embrapa e professor do CEUB, Jorge Duarte, irá abordar o ensino da comunicação institucional/empresarial nos currículos, a relação entre os cursos de comunicação e o mercado de trabalho, o movimento pela qualidade da formação em comunicação e a proposta da Fenaj para o ensino de jornalismo. Foram convidados os jornalistas Boanerges Lopes Filho, professor da UFAL e diretor do Departamento de Mobilização em Assessoria de Comunicação da Fenaj, e Roseli Fígaro, professora da USP, para debater o tema. O painel será mediado pela professora Valci Zuculoto, da UFSC.

PROGRAMAÇÃO

9 de outubro - Quinta-feira14h - credenciamento, inscrições e entrega de material de apoio

20h - Solenidade de Abertura
Pronunciamentos da Presidenta da Fenaj, Beth Costa, do Presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, Luís Fernando Assunção e autoridades anfitriãs.

21h – Manifestações artísticas e culturais. Coquetel da abertura.

10 de Outubro - Sexta-feira

8h30min - Painel 1: Mídia e Poder Público
Palestrante: Armando Rollemberg, Assessor de Comunicação do Senado
Debatedores: Derly Anunciação, assessoria de comunicação Governo de Santa Catarina - Fábio Pannunzio, TV Bandeirantes.
Mediadora: Kelly Cristina Prudêncio
Local: Sala Catamarã

08h30min - Painel 2: Notícias e Negócios
Palestrante: Regina Pitoscia, Diretora da Assessora de Imprensa do Banco Santander
Debatedores: Karin Villatore, Lide Multimidia (PR) - Luiz Lanzetta, Impress (SP/DF)
Mediador: Rogério Christofoletti
Local: Auditório Carijós

10h - Lanche

10h30min - Debate

12h30min - Almoço

14h - Grupos de Trabalho
Grupo 1 - Formação e Regulamentação Profissional - Qualidade de Ensino, Conselho Federal de Jornalismo, fiscalização, ética profissional.
Local: Sala Catamarã
Grupo 2 - Assessoria e Mercado – Remuneração, novas relações de trabalho, mudança de perfil, tabela de referência.
Local: Auditório Carijós
Grupo 3 - Mídia e assessoria no Mercosul – Mercado, relações de trabalho, legislação, realidade política e econômica.
Local: Sala Fauna

16h - Lanche

16h30min - Oficinas
Oficina 1 - A Agenda Social e a Mobilização/Qualificação da Cobertura Jornalística - Zeet Vivarta, diretor executivo da Andi
Local: Sala Carijós
Oficina 2 - Empreendedorismo e Negócios de Jornalismo - Unidade de Educação do Sebrae Nacional
Local: Sala Forte
Oficina 3 - Estrutura de Assessoria de Comunicação e Formação de Custos - Carlos Eduardo Mestieri, Inform Comunicação (SP)
Local: Sala Fauna
Oficina 4 - Gestão da comunicação com foco em resultados - Armando Medeiros de Faria, SECOM/Palácio do Planalto
Local: Sala Baia Norte
Oficina 5 - Media Training: eficácia para o discurso das fontes e sintonia com o interesse público. Equipe de Comunicação do Banco do Brasil
Local: Sala Rendeiras

18h30min - Programação artística e lançamento de livros

20h – Jantar na Fenaostra

11 de Outubro - Sábado

8h30min - Painel 1: Assessoria e Ética: A produção de notícias e as relações de mercado
Palestrante: Pedrinho Guareschi, professor da PUC/RS
Debatedores: Marialva Barbosa, prof.ª da UFF- Carlos Carvalho, Secretário Executivo da Abracom.
Mediador: Francisco Karam
Local: Sala Catamarã

08h30min - Painel 2: Formação Profissional e exercício da atividade de assessoria
Palestrante: Jorge Duarte, Assessor da Embrapa e professor do CEUB
Debatedores: Boanerges Lopes Filho, prof. da UFAL e diretor do Departamento de Mobilização em Assessoria de Comunicação da Fenaj - Roseli Fígaro, Profª. da USP.
Mediadora: Valci Zuculoto
Local: Auditório Carijós

10h - Lanche

10h30min - Debate

12h30min - Almoço

13h – Lançamento de livros

14h30min - Plenária de encerramento

20h – Jantar de Encerramento - Fenachopp

para saber como se participar do 14º ENJAC. Acesse www.sjsc.org.br/enjac



Reforma da Previdência Social e Alca pelo secretário de comunicação da CUT

O secretário de Comunicação da CUT Nacional, Antonio Carlos Spis, esteve em Santos, no dia 30 de março, participando de atividade da central na região. Ele falou para o Boletim do NPC sobre a reforma da Previdência Social e a Alca, proposta de área comercial defendida pelos EUA.

Antonio Carlos Spis tem uma avaliação positiva dos primeiros meses do governo Lula. Ele faz questão de ressaltar, com orgulho, que ajudou a eleger o presidente Lula. Ao mesmo tempo, o sindicalista cutista diz que "temos (a CUT) convicção de que não somos  governo e teremos muitos problemas".

Nessa entrevista, Antonio Carlos Spis, que participará do 9º Curso Anual de Comunicação Sindical do NPC, em novembro, fala que a CUT está frustada com a reforma da Previdência Social e que a Alca não é apenas uma proposta comercial dos EUA, já que esse país tem se caracterizado pela sua arrogância belicista.

Reforma da Previdência

Nós estamos frustrados na CUT com a reforma da Previdência (aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados e que agora passa a ser discutida no Senado). Não era essa reforma que nós queríamos. A CUT tem propostas muito mais abrangentes desde 1995. Reapresentamos as mesmas propostas agora. Não criamos nada novo. Defendíamos e defendemos uma previdência realmente universal, com todos os setores compondo o sistema, quebrando privilégios, garantindo respeito aos direitos adqüiridos, olhando mais para os setores empobrecidos da sociedade.

Os servidores públicos, na sua ampla maioria, ganham baixos salários e se aposentam com baixas aposentadorias. E acabou sendo criado privilégio dando mais respeitabilidade a setores como o Exército, altos setores do Judiciário e aos governadores em detrimento dessa grande camada de servidores.

A CUT é contra a taxação dos aposentados e pensionistas. A CUT orientou voto contra o relatório da reforma da previdência. A CUT tem posição clara contra essa reforma. Nós queremos mudar as regras de transição, por exemplo. Achamos injustos os casos em que as pessoas terão de trabalhar mais sete anos com tempo já adquirido nas regras anteriores.

Temos espaço no Senado. Já abrimos espaço com o companheiro Paim (senador Paulo Paim, do PT de Rio Grande do Sul) e José Sarney, presidente do Senado, para garantir esse debate lá. A CUT vai para cima, vai mobilizar de novo, vai para cima para negociar e para corrigir essas distorções que nós entendemos existem na reforma da Previdência.

Nós vamos modificar a reforma no Senado e ela vai voltar para a Câmara.

ALCA

O governo Lula está construindo uma unidade latino-americana, uma unidade de economias desses países para enfrentar a Alca. Vejo isso como um passo positivo. Aí cabe a nós organizarmos os trabalhadores latino-americanos para resistir, porque a Alca não é só um instrumento de política econômica, de transações comerciais. Os Estados Unidos hoje são um país que se utilizam não só disso (poder econômico), mas do belicismo para invadir outros países. E se eles estão lá (Iraque) buscando garantir as reservas petrolíferas hoje, e não aceitam nenhum outro exército junto com eles no país, com certeza dentro de alguns anos teremos guerras no mundo também pela água; e o Brasil tem muito petróleo e muita água, então nós somos um alvo dos EUA não só no aspecto da dominação econômica.

Rosângela Gil - de Santos



Questão da Terra

Companheiras e companheiros jornalistas, comunicadores, educadores e militantes usem os números abaixo em seus cursos, palestras, debates, artigos, papos:

Número de invasões promovidas pelos sem-terra neste ano: 101 até julho, contra 581 em 1999.

Dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT):

- De janeiro a agosto: 44 trabalhadores rurais foram assassinados em conflitos agrários. Praticamente, uma morte a cada duas invasões. A maior média mensal de crimes (5,5) desde 1990.

- De 1985 a 2002: 1.280 assassinatos de camponeses, advogados, técnicos, lideranças sindicais e religiosos ligados à questão agrária. Desse total: 121 casos foram levados a julgamento.

- Entre os acusados de ser mandantes dos crimes, 14 chegaram aos tribunais. Metade foi absolvida.

- Menos de 50 mil proprietários possuem áreas superiores a mil hectares e controlam 50% dos terrenos cadastrados.

- Cerca de 1% dos fazendeiros detém cerca de 46% de todas as áreas rurais.

- As fazendas com mais de mil hectares empregam 4,2% da mão-de-obra rural.

- As propriedades entre 100 e mil hectares absorvem 39,9% dos trabalhadores.

- Os outros 40,7% trabalham em áreas com menos de 10 hectares.

Da matéria “Os Sem-Terra existem e são assassinados” –Carta Capital nº 256 – 23 a 29 de setembro.




De Olho Na Mídia


Assassinado pelo imediatismo

Marcelo Salles

É incrível a dificuldade que o ser humano tem de enxergar além do imediato. E a mídia grande aproveita-se desta condição para cada vez mais apertar a venda que lhe cobre os olhos.

A notícia já chega resumida e interpretada. Depois de absorvida, fica difícil até mesmo mudar uma vírgula.

Através das páginas da história oficial ficaremos sabendo que o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello morreu em virtude de um ataque terrorista na sede da ONU em Bagdá, em 19/08/03. E ponto. O imediatismo não reconhece fronteiras. As agências internacionais rapidamente encontraram o veredicto, prontamente traduzido pela mídia grande brasileira: ataque terrorista.

Convenhamos, nada mais abstrato. Por isso mesmo, nada mais difícil de refutar.

Acerca do assassinato de Vieira Mello, locuções introdutórias do tipo "Segundo uma testemunha citada pelo jornal The New York Times" e "Segundo uma fonte do governo dos EUA que pediu para não ser identificada" foram largamente utilizadas pelos jornais e telejornais brasileiros. A confiança cega que se deposita em fontes e testemunhas anônimas não condiz, em absoluto, com a realidade. Não importa a procedência da informação, mas apenas a informação. A mídia grande sabe que o que será fixado nas mentes das pessoas é a mensagem e não o mensageiro. Tanto barulho feito em torno do caso Jayson Blair para nada.

Nossos jornalistas estiveram tão preocupados com a tradução que nem lhes ocorreu investigar os relatórios enviados pelo diplomata brasileiro à ONU. No penúltimo deles, datado de 12/08/03 e que pode ser lido, em inglês, integralmente em http://www.un.org/apps/news/infocusnewsiraq1.asp?NewsID=592&sID=12, Mello afirma: "Por uma questão de princípio, apóio as decisões tomadas livremente pelo povo iraquiano sem que haja nenhuma interferência externa durante o processo que levará à adoção de uma nova constituição". Talvez estes não sejam os planos dos EUA para o Iraque. Além disso, está em todos os jornais: a ONU avisou ao Conselho de Governo sobre a iminência do ataque, sem que nenhuma providência fosse tomada.

Quando o também diplomata brasileiro e inspetor de armas da ONU, José Maurício Bustani, apontava seus estudos na direção da não existência de armas químicas e biológicas no Iraque, os EUA pressionaram a ONU de tal forma (gostaria de saber como) que Bustani acabou sendo afastado de sua função.

Como se não bastasse, a mídia grande levou dois dias para dizer que, segundo uma emissora de televisão dos Emirados Árabes Unidos (país aliado dos EUA), o atentado fora planejado e executado por um "grupo extremista radical ainda desconhecido". Algo parecido com a religião: ou você acredita, ou não. Nunca é demais lembrar que no famoso 11/9 nenhum grupo assumiu a autoria. Divulgaram uma fita de vídeo aqui, outra ali, que poderia ser, segundo especialistas, mensagens codificadas que provariam a participação de Osama Bin Laden, além de outras abstrações. Mas nada ficou efetivamente provado e nenhuma organização reivindicou para si o atentado.

Desta forma, a mídia grande abre um precedente extremamente perigoso: cria-se um inimigo abstrato (o terrorismo) e retira-se dele seu principal elemento de identificação (a assunção dos atentados). Em outras palavras, o que está sendo inculcado nas mentes é algo muito mais assustador que o pensamento único. Estão veiculando, todos os dias, uma mensagem única. Esta, pior que o pensamento (que já vem pronto e, por isso, mais facilmente identificado), amolda-se e associa-se discretamente à percepção, ao imaginário do indivíduo, causando danos muito mais profundos que visíveis.

Sérgio Vieira de Mello foi assassinado por um caminhão-bomba. E o real motivo pode estar sendo apagado pelo imediatismo das imagens e das palavras.

(Marcelo Salles é estudante de jornalismo da Universidade Federal Fluminense. Publicado no Correio Caros Amigos)



Ficção de minutos

O visual pode até ter evoluído graças à magia da computação, mas o fato é que os apelos dos comerciais de TV continuam os mesmos desde a época em que dona Hebe brincava de amarelinha. Para provar a teoria, aí vão dez itens que só acontecem no mundinho perfeito das propagandas!

1. As mulheres têm cabelos lisos, brilhantes - Até parece que o Brasil não é o país da mistura de raças! As garotas-propaganda, principalmente de xampu, são sempre arianas.

2. Os aparelhos de barbear são voadores - Esse é um fenômeno para ufólogos: por que os aparelhos de barbear vêm voando para a mão do homem? E que homem fica na frente do espelho sorrindo e passando a mão no rosto?

3. Café da manhã é sempre em família - Papai, mamãe e irmãozinhos sentam-se felizes à mesa posta com capricho. Na nossa casa, cada um acorda num horário diferente e já não há duas xícaras iguais há décadas.

4. Mulher? Só com aliança na mão esquerda - Para poder pegar no pote de margarina ou na caixa de sabão em pó, mulher tem de ser casada. E também tem de usar roupas chiques e em tons pastel para fazer faxina.

5. Carros só andam em estradas lindas - Automóveis, em propagandas, não pegam trânsito nem caem em buraco. As estradas são sempre livres e limpas. Ou encontram-se no meio do mato e perto de cachoeiras.

6. Provedores de internet são ultra-rápidos - O jeito mais fácil e rápido de conectar com a rede é através de comerciais de TV! As linhas não dão ocupado, o download não cai no meio... Só no concorrente, claro.

7. Doentes são sempre impecáveis - Os enfermos, sejam de dor de cabeça, garganta ou gripe, permanecem arrumados e penteados, mesmo sofrendo. Camiseta de político, meião e nariz escorrendo não têm vez.

8. Mulher que usa absorvente é triatleta - Quando estão "naqueles dias", as mulheres costumam ter disposição para nadar, correr, dançar, andar de bicicleta e trabalhar, tudo em 24 horas. Fora que elas menstruam azul.

9. Pratos como no restaurante - Pode ser o mais simples arroz-feijão-farofa: em propagandas, as comidas recebem até folha de salsinha para enfeitar! E os sanduíches perfeitamente montados, então?

10. Porta de banco nunca trava - Comercial de banco é uma beleza. Todo mundo entra e sai feliz, não tem fila, o gerente vive de bom humor e as portas nunca travam. Isso sem contar que sempre tem café fresquinho pra servir...

Garotas que dizem Ni - http://revistaepoca.globo.com




Novos artigos em nossa página


Artigos

O povo brasileiro não precisa de tantos inimigos - Elizabeth Lorenzotti 

A luta contra o “latifúndio da mídia” - Altamiro Borges 

 Lisbela e os prisioneiros do tédio - Sérgio Domingues



Expediente



Boletim NPC

Av. Rio Branco, nº 277 sala 1706. CEP. 20.040-009. Centro Rio de Janeiro. Tel (21) 222-5618, 2210-1493, 9628-5022.

Coordenação: Vito Giannotti

Edição e redação: Claudia Santiago e Sérgio Domingues

Diagramação: Edson Dias                                                                                                                                                               

 

Colaboraram nesta edição: Kátia Marko (RS) e Rosângela Gil (SP)

Seja bem vindo ao http://www.piratininga.org.br



Se você não quiser receber o Boletim do NPC, por favor, responda esta mensagem escrevendo REMOVA.

 

ÍNDICE
Clique nos ítens abaixo para ler os textos.

Notícias do NPC
9º Curso Anual do NPC: Nossa comunicação para a disputa de hegemonia, no Brasil de hoje - Rio, de 20 a 23 de novembro

NPC Informa
Leia no site do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (www.sjsc.org.br)

A Comunicação que queremos
CUT: construindo uma Política de Comunicação para a região Sul
CUT: construindo uma Política de Comunicação para a região Sul
14º ENJAC - Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação
Reforma da Previdência Social e Alca pelo secretário de comunicação da CUT
Questão da Terra

De Olho Na Mídia
Assassinado pelo imediatismo
Ficção de minutos

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Sobre o Boletim

 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge