Companheiros(as) de todo Brasil. Estamos encerrando as inscrições do 18º Curso Anual do NPC. Neste ano ele será realizado entre os dias 21 e 25 de novembro e tem como tema geral Os trabalhadores e a comunicação na América Latina. Restam apenas 20 vagas com hospedagem. Não poderemos aceitar mais inscrições do que o previsto porque não teremos como acomodar em hotéis no Rio de Janeiro.
Quem estiver interessado deve urgentemente solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail npiratininga@uol.com.br ou pelos telefones (21) 2220-5618 e 2220-4895.
O que é o Curso Anual do NPC
O Curso Anual, realizado há 18 anos pelo NPC, é voltado para jornalistas, sindicalistas, pesquisadores e militantes sociais interessados em refletir sobre a importância da mídia contra-hegemônica na transformação da sociedade. Por este motivo, também serão discutidos, ao longo do curso, a mídia brasileira e a criminalização da pobreza; indústria cultural; mídia e temas tabus; comunicação sindical; novas ferramentas de comunicação; marco regulatório; ditadura civil-militar; TV pública e estatal; e outros. Haverá ainda oficinas práticas de audiovisual; sobre a herança do pensamento de Gramsci; linguagem e hegemonia; educação e política; Facebook; e rádio comunitária.
Neste ano vimos o golpe no Paraguai, as eleições na Venezuela, os ataques frequentes à Lei dos Meios da Argentina e as medidas progressistas de Pepe Mujica, no Uruguai. Nesse contexto, ficou clara a necessidade de se pensar a posição do Brasil no continente, o papel da comunicação de esquerda na promoção da integração latino-americana e na garantia da promoção de medidas democráticas nesses países. Por este motivo, neste ano o curso prioriza discussões sobre avanços e desafios recentes na América Latina. A conferência de abertura tem como tema exatamente Mídia: teoria e prática na América Latina. Ela será proferida pelos professores e pesquisadores Dênis de Moraes (UFF) e Venício Lima (aposentado UNB). Os professores Nildo Ouriques (UFSC) e Vânia Bambirra, além do diplomata Samuel Pinheiro Guimarães, debaterão os desafios da esquerda latino-americana hoje.
Além dos enriquecedores debates, na abertura do curso os participantes terão oportunidade de assistir a um show do Repper Fiell, que está preparando seu novo CD Pedagogia da Dominação. Também haverá apresentação do Bonde da Cultura, grupo de jovens cariocas moradores do Morro Jorge Turco que vêm trabalhando formação política com música e poesia. Haverá também exibição do documentário “Carlos Marighella – quem samba fica, quem não samba vai embora!”, de Carlos Pronzato. No domingo, será exibido o belíssimo filme As Neves do Kilimanjaro. Depois haverá um debate com Vito Giannotti (NPC), João Pedro Stédile (MST) e Camila do Valle (professora UFRRJ).
Tipos de inscrição
Com estadia: R$ 1.170,00
Sem estadia: R$ 650,00
Desconto de 20% para estudantes de Comunicação com comprovante, em inscrições sem hospedagem.
Hospedagem
As hospedagens serão em apartamento duplo no Rio’s Presidente Hotel, onde ocorrerão todas as atividades do 18º Curso Anual. O hotel fica na Rua Pedro I, 19, Centro do Rio. Fica próximo à Praça Tiradentes, ao aeroporto Santos Dumont e à estação de Metrô Carioca. Saiba como chegar.
Observações
1. Todas as inscrições dão direito a almoço nos dias 22, 23 e 24/11 (quinta a sábado), lanches e apostilas.
2. O jantar não está incluído na inscrição.
3. A hospedagem (check-in) vai das 12h às 14h do dia 21/11 (quarta-feira) e termina (impreterivelmente) às 12h do dia 25/11.
Programação
Confira a programação completa do curso e participe!